Naturalmente Bonita

Como Retocar a Raiz do Cabelo em Casa?

Oiii, sereias. Como vocês estão? Por aqui, seguimos em isolamento social no combate ao corona vírus, pois, até agora, é a forma mais segura, comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que possamos conter a disseminação do vírus, há tempo de desenvolverem uma vacina e/ou medicamento eficaz.

Enquanto a pandemia não for controlada, a realidade da população mundial é FICAR EM CASA o máximo possível, saindo para tarefas realmente necessárias, como trabalhos essenciais (quem puder, deve trabalhar home office), compras nos supermercados, farmácias, ou seja, o que for de extrema necessidade. Ficando em casa, você contribui para essa situação se resolver o mais rápido possível. 

Durante essa fase, eu, Nathi, reaprendi inúmeras coisas, como a fazer as unhas, por exemplo. Há muito tempo não pegava em um alicate e, diga-se de passagem, estou me saindo bem. Sim, não tem outra saída a não ser nos reajustarmos e entender que tudo mudou.

E quando o assunto é cabelo…

Como retocar a raiz do cabelo pela primeira vez, em casa, sozinha?

Por outro lado, enquanto vejo muitas amigas desesperadas para colocar o cabelo em dia, eu estou em paz comigo mesma, hehehehe. Sempre fiz o retoque da cor do meu vermelho em casa, tanto o retoque da raiz, quando do comprimento, e quero compartilhar com vocês dicas de como realizo esse passo a passo SOZINHA.

QUAL A COR DO MEU CABELO? 

Impossível falar de retoque sem mencionar a cor desse vermelho, que eu chamo carinhosamente de #VermelhoAriel. Antes da transformação, eu usava a cor 7.4 da Bio Extratus. Para ver como foi essa transformação até a cor atual, veja aqui.

Não recomendo que você tente fazer essa mudança, em casa, sozinha. Se você quiser mudar de cor, procure ajuda de um profissional depois que o isolamento social acabar.

Tá, ok, mas e depois, como realizar o retoque dessa raiz que vai crescendo? 

Umas das situações que me levaram a tentar realizar o retoque da minha raiz em casa, foi o fato de eu me ver desesperada sempre que o cabelo preto começava aparecer. Se tem algo que eu bato muito na tecla é: cabelo colorido não pode ter raiz aparente! Talvez eu seja um pouco “bitolada” com isso, mas, realmente, eu me sinto renovada quando realizo o retoque e vejo que está tudo ok. E outra coisa, ir ao salão o tempo todo não faz parte da minha realidade nem do meu bolso. Em casa, consigo manter o cabelo em dia. 

Como realizo o meu retoque de raiz em casa?

Depois da transformação, na minha cabeça, achava que a raiz precisaria ser descolorida TODA VEZ que eu fosse retocar a cor. Pensa que meu cabelo cresce muito rápido e meu intervalo de retoque é, mais ou menos, a cada 20 dias. Surtei! 

Conversando com um profissional da área de colorimetria, percebemos que minha raiz abriria tranquilamente o tom usando a cor 8.66 com uma Ox volume 30 ou 40. Eu já usei as duas opções e ambas chegam no que eu preciso, porém, com a vol.40, consigo um resultado mais rápido, maaaaas, muita atenção, pois isso é no meu cabelo, ok? Não cheguei nessa conclusão aleatoriamente, não! Realizei testes, sempre amparada por um profissional da minha confiança e, ao final, consegui entender sobre a estrutura do meu fio e como ele se comportava perante a tudo isso.

Produtos que uso para o retoque da raiz e da cor do meu vermelho:

  • PPT (protetor de pele para tintura): é um gel incolor, com extrato de babosa, que irá criar um filme protetor na pele, impedindo manchas caso tenha contato com a coloração. Basta aplicar antes do retoque da cor em toda a pele próximo a raiz, na esquecendo de regiões como nuca e atrás das orelhas, afinal, manchas não são bem-vindas! 

  • Coloração 8.66: para o retoque apenas da minha raiz, eu uso 50% do produto. A embalagem vem com uma marcação para te ajudar nessa dosagem.
  • Ox. Vol. 40: como uso a metade da embalagem da coloração, uso também apenas 50% do conteúdo do frasco da ox.

Itens que você precisa separar na hora do retoque de cor:

  • Cumbuca;
  • Capa
  • Luvas
  • Espelho
  • Pincel
  • Toalha
  • PPT
  • Coloração 
  • Ox
  • Máscara colorante
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Finalizador

Eu gosto de deixar organizados em uma mesa (forrada) todos os itens que vou utilizar, para que não precise ficar procurando coisas depois que comecei aplicar o produto. Vai por mim, se você não se organizar, ao final do retoque, estará com a casa toda pintada, hehehe…

Para facilitar:

Divido meu cabelo ao meio, separando as laterais da parte de trás. Assim, tenho três etapas para conseguir trabalhar essa aplicação da coloração 8.66.

Na parte posterior, utilizo um espelho pequeno e fico de costas para um espelho grande. Esse reflexo facilita muuuuito. Na parte da frente, vou aplicando em toda a raiz, começando pela testa em linha reta até a parte posterior. Se o seu pincel tiver o final do cabo pontiagudo, será muito útil na hora de ir separando as mechinhas, que devem ser final para que o produto atinja e atue em todos os fios.

Basta misturar a coloração com a Ox em uma cumbuca, aplicar na raiz, deixar agir por mais ou menos 40 minutos e lavar com o shampoo!

No meu cabelo, o tempo de ação para “abrir” a cor é de 30 minutos, e eu lavo com o shampoo da linha Pós-Coloração, indicada para manutenção de fios coloridos.

Após lavar com o shampoo e enxaguar, ainda com os cabelos úmidos, aplico a MÁSCARA COLORANTE VERMELHA desde a raiz até às pontas. Não tem segredo, basta aplicar como um creme (eu acho mais prático aplicar com o pincel) e deixar agir de 2 a 20 minutos, de acordo com a intensidade da cor que você deseja atingir. Eu deixo a máscara vermelha agir por 10 minutos no meu cabelo.

RESUMO DO PASSO A PASSO DO RETOQUE DE COR:

  1. PPT (Protetor de Pele para Tintura);
  2. Coloração 8.66 + Ox vol.40 na raiz;
  3. Shampoo Pós-Coloração;
  4. Máscara Colorante Vermelha em todo o cabelo;
  5. Fix Dose da linha  Pós-Coloração;
  6. Condicionador Pós-Coloração;
  7. Finalizador  Pós-Coloração;

Adicionei a Fix Dose no passo a passo, uma ampola de 15 ml (dose única). Caso você tenha esse produto, não deixe de usar. É de aplicação instantânea, que irá atuar na potencialização da fixação do pigmento no fio, aumentando a durabilidade da cor.

Um outro ponto importante que quero ressaltar é o uso do condicionador e finalizador. Sei que muitas pulam o condicionador, sem imaginar o quão importante ele é, atuando em um fechamento externo das cutículas do cabelo. Entenda que, se você não fechar essas cutículas, corre o risco de perder mais facilmente o pigmento que o fio recebeu, além da hidratação que foi promovida ao aplicar a máscara colorante vermelha. Então borá olhar com carinho para o condicionador, ok?

E para finalizar, precisa de um produto que possui fator de proteção térmica, para que os fios sejam blindados dos danos causados pelo calor de utensílios como secador, prancha ou babyliss. Usar finalizador é uma rotina que lhe proporcionará um cabelo com mais vitalidade, pode confiar!

Confira todos os itens da Linha Pós-Coloração CLICANDO AQUI 

Lembrando que você pode comprar pelo site da Bio Extratus e receber pelo correio. Não esquece de usar o Cupom Promocional NATHIBLOG ao final da compra, pois assim, você irá participar da promoção ativa do mês;

Dúvidas frequentes:

Se eu passar somente a máscara vermelha, meu cabelo irá clarear?

Não. As máscaras colorantes da Bio Extratus devolvem o pigmento de forma superficial, ou seja, ela vem e faz um depósito de pigmento na parte externa do fio. Esse produto é uma ótima opção para quem busca devolver a cor, o brilho e a hidratação de forma instantânea nos cabelos. E é também por esse motivo que, conforme você vai lavando os cabelos, o produto vai saindo na água e precisa ser reaplicado quando notar a cor sem vida, desbotada. 

E olha só, preciso muito ressaltar aqui sobre mais um benefício dessas máscaras colorantes: menos agressão aos fios. Além de pigmentar, ela hidrata o cabelo durante o processo de devolução da cor, por conter microqueratina na fórmula. Uma maravilha para quem precisa reavivar a cor de forma prática e rápida.

Se você busca mudar a cor dos fios de forma permanente, precisará faz o uso de uma coloração/tintura, que é mais invasiva, atuando dentro da estrutura capilar do fio. E assim como as máscaras colorantes, as colorações/tinturas da Bio Extratus também possuem microqueratina na fórmula, promovendo hidratação enquanto trabalha na mudança da cor.

De quanto em quanto tempo é realizado o retoque de cor?

Isso vai depender muito de pessoa para pessoas. Vários fatores influenciam na diferença de intervalo de retoque de uma pessoa pra outra:

  • quantas vezes você costuma lavar os cabelos durante a semana (quanto mais você lavar, mais a cor irá desbotar); 
  • Uso de produtos adequados para manutenção da cor (produtos indicados para fios coloridos, buscando aumentar a fixação do pigmento no fio e a durabilidade da cor);
  • Hidratação e rotina de cuidados em dia (quanto mais saudável seu cabelo estiver, mais tempo levará para perder a cor intensa e o brilho);

Produtos indicados para cuidados de fios coloridos em casa:

A linha Pós-Coloração da Bio Extratus é super completa, contendo os seguintes itens:

  • Shampoo;
  • Máscara hidratante;
  • Sachê superdose com efeito desmaia cabelo;
  • Condicionador;
  • Finalizador com proteção térmica;
  • Fix Dose (ampola de dose única, que deve ser aplicada nos cabelos após o retoque da cor, aumentando a fixação do pigmento);

Todos os itens dessa linha contem goji berry, um poderoso antioxidante capaz de aumentar a durabilidade do pigmento no fio.

Confira o vídeo/vlog do meu retoque de raiz durante a quarentena:

Clique para se inscrever:

Meu canal do YouTube: Nathi Blog

Canal do YouTube da Bio Extratus

Ambos possuem diversas dicas do universo de cabelos e, só para concluir, o canal da Bio Extratus conta com diversos vídeos das embaixadoras da marca, com muito conteúdo sobre o mundo feminino. Vale a pena dar uma navegada por lá.

Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas com esse post contando sobre o retoque de cor e como cuido do meu vermelho. Já já eu volto com mais dicas.

Bjinhos… @nathiblog

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *