Naturalmente Bonita

Como Eliminar a Caspa?

A caspa é um problema que afeta muitas pessoas, tanto homens como mulheres! Esse é o nome popular da descamação do couro cabeludo, um problema dermatológico que pode surgir por diversos fatores, sejam eles genéticos ou externos. Essa inflamação no couro cabeludo pode vir acompanhada de sintomas como coceira, irritação e em casos mais graves, feridas e queda de cabelo.

A caspa acontece principalmente por conta do excesso de oleosidade produzido no couro cabeludo que, se estiver inflamado, desenvolve fungos e provoca a descamação. Ela pode aparecer de forma leve, mediana ou intensa, sendo um dos sintomas da dermatite seborreica, uma doença de pele crônica que afeta principalmente o couro cabeludo, mas também pode acometer a área da sobrancelha, do peito e até mesmo na barba.

O que pode causar a caspa?

Ela pode surgir por fatores genéticos, como a herança familiar, ou por fatores externos, como alimentação, estresse e a má higienização. Se não for tratada, a condição pode causar desconforto, feridas e até queda de cabelo.

Como cuidar do couro cabeludo?

O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não para evitar a alta produção de oleosidade. Na hora do banho, evite água muito quente, pois o calor excessivo também estimula a produção das glândulas sebáceas. Procure deixar a água na temperatura fria ou levemente morna. Se for aplicar condicionador, evite o contato do produto com a raiz do cabelo.

Como prevenir e combater a caspa?

O maior segredo para prevenir e combater o aparecimento da caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo sob controle. Para isso, você pode adotar uma série de passos simples na sua rotina, que ajudam nessa missão. O primeiro é investir em produtos específicos para o problema, como a linha Anticaspa da Bio Extratus.

O Shampoo reduz o excesso de oleosidade sem ressecar. Limpa e trata, com 100% de hidratação. O condicionador trata e condiciona sem pesar, oferecendo hidratação imediata. A loção estimulante combate a caspa e deixa uma sensação de limpeza e frescor, deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo, após lavar e condicionar os cabelos. Não precisa enxaguar e pode ser usada diariamente.

Apesar de não ter cura, por ser uma doença crônica, a caspa pode ser controlada com os produtos certos, como a linha Anticaspa da Bio que indiquei acima. É importante sempre ter acompanhamento médico, principalmente nos casos mais graves da condição.

Vou repassar aqui algumas dicas para amenizar a caspa. Copie na agenda e salve no celular porque elas vão te ajudar!

  • Na hora de lavar a cabeça, use água em temperatura amena. Água quente estimula a produção excessiva de oleosidade da raiz do cabelo.
  • Lave o couro cabeludo dia sim, dia não. Isso pode ajudar suas glândulas a não produzirem sebo em excesso;
  • Quando usar condicionador, evite aplicá-lo na raiz do cabelo.
  • Não durma com os fios molhados ou úmidos.
  • Evite usar por muito tempo bonés, chapéus, gorros, ou qualquer item que impeça a respiração do seu couro cabeludo.
  • Se o couro cabeludo estiver irritado, não coce. Use as pontas dos dedos para massageá-lo.
  • Tenha atenção com produtos químicos fortes no cabelo. Eles podem causar irritação e feridas, piorando a caspa.
  • Hidrate-se, coma alimentos saudáveis, ricos em zinco e vitamina B e evite alimentos gordurosos e fritos.
  • Evite estress no seu dia a dia.
  • Procure sempre um dermatologista para acompanhar seu quadro.

Nat Lustosa

Nathalia, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se sentirem a...

Deixe um comentário