Naturalmente Bonita

Como Cuidar Corretamente dos Produtos para Cabelo

Vem cá, me conta…

Você já teve a sensação que alguns produtos pro cabelo tem um efeito maravilhoso nos primeiros dias e depois você fica com a impressão que não faz mais efeito? Ou acha que o cabelo já “acostumou” com os produtos e precisa mudar? 

Na verdade, muitos fatores podem estar relacionados. Por exemplo, você sabia que o lugar que você escolhe pra guardar os seus produtos capilares pode interferir no resultado do tratamento do seu cabelo? E aquela “mãozinha” molhada dentro do pote de creme também pode modificar a ação do produto.

Parece que é bobeirinha né, a gente lê tanta coisa na internet e as vezes nos deixa confusas se realmente é tudo verdade. Pra não ter dúvida, nada melhor do que conversar com quem é especialista na área. O bate-papo é com a Janaína Gomes, farmacêutica e diretora industrial da Bio Extratus. Simmm, é ela a responsável há 19 anos pela produção dos produtinhos que a gente ama!

Confira abaixo nosso bate-papo com Janaína Gomes

Naturalmente BonitaPor que não se deve colocar a mão dentro do pote da máscara capilar?

Janaína Gomes – Porque no nosso corpo e na nossa pele, possuem micro-organismos e ao pegar o creme com as mãos (ao invés de pegar com a espátula limpa) a gente aumenta a carga de micro-organismo no produto.

NB – O que acontece com os produtos se eles forem “contaminados”?

Janaína – Vai depender do produto e do tipo de micro-organismo. Mas geralmente o que o consumidor percebe são as mudanças físico-químicas: alteração de cheiro, alteração de cor, de viscosidade, separação de fases. Vale lembrar que além de mudar o aspecto do produto, dependendo da contaminação, pode também causar irritação na pele.

NB – Como eu identifico que o produto “estragou”?

Janaína – As alterações nos aspectos acima citados podem ser um indício, mas nem toda alteração no aspecto ocorre por contaminação.

NB – Tem algo que pode ser feito para “recuperar” o produto ou só resta jogar fora?

Janaína – Só jogar fora. Não é possível descontaminar em casa.

NB – Esses dias eu estava sem espátula no banho, usei um pente de plástico pra pegar a máscara (dei uma secadinha antes na toalha). Você acredita que tudo bem usar outros itens de plásticos? Quais outras ideias você indica pra usar se a pessoa não tiver uma espátula?

Janaína – Você pode usar qualquer utensílio de plástico desde que esteja limpo. Um utensílio sujo pode ser pior que a mão limpa. Não indico usar utensílios de madeira, pois a madeira úmida é um ótimo ambiente para crescimento de micro-organismos.

NB – É verdade que não é recomendado deixar os produtos de cabelo na janela do banheiro?

Janaína – Sim. Geralmente a janela do banheiro é um local onde bate muito sol. O calor e a luz são inimigos da estabilidade do produto, eles aceleram a degradação de fragrâncias, ativos e acabam reduzindo a vida útil do produto.

NB – O ideal é guardar em qual local?

Janaína – Quanto mais fresco e protegido da luz, melhor.

NB – Tem diferença de armazenamento para shampoo, creme e máscara?

Janaína – Não, o ideal é que todos sejam armazenados protegendo da luz e da umidade. Mas é importante saber que alguns ativos são mais sensíveis que outros e que embalagens transparentes são mais sensíveis que as embalagens opacas.

 Janaína Gomes – Farmacêutica e Diretora Industrial Bio Extratus

E aí Migles, curtiram as dicas? Eu sei que tem várias dicas que a gente já sabia, mas nem sempre colocamos em prática. Então agora não tem desculpa, se já sabia e não lembrava já refrescou a memória, e se não sabia, agora aprendemos como cuidar e armazenar corretamente nossos produtos. Bora colocar em prática, porque a gente quer sempre bons resultados não é mesmo?

Aproveita pra dar um check na lojinha da firma que tem muuuitos produtinhos maraaaa e sempre com promoção especial. Não esqueça de colocar no cupom o código “ERIKA” para validar.

Bjinhos da Japa :*

@erikaokazaki

Érika Okazaki

Érika Okazaki é Jornalista especializada em Design de Moda, Consultora de Imagem formada pelo IRCNY – Image Resource Center of New York. Abriu a própria fábrica de confecções aos 17 anos e ado...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *