Naturalmente Bonita

Cabelo Elástico? Saiba tudo sobre!

Vocês, com certeza, já devem ter ouvido falar em Cabelo Elástico, não é mesmo? Bom, eu, até passar por esse “efeito”, não sabia direito o que era e acabei descobrindo da pior forma possível.

cabelo elástico

Tudo começou quando, em uma tarde de sol, fiquei por um período de duas horas com os cabelos soltos e submersos em uma piscina contendo alta quantidade de cloro, jamais imaginando que meu vermelho iria sofrer uma agressão tão severa.

Ao sair da água, percebi que, da orelha para baixo, meus fios estavam totalmente desbotados. Aí, pensei: apenas despigmentou! Mas não, ele ainda apresentaria um aspecto totalmente estranho e desconhecido para mim: o EFEITO ELÁSTICO, seguido de um desespero que estava me tirando o sono, afinal, eu que cuido tanto do meu cabelo, estava em pânico observando aquela situação de um fio emborrachado e quebradiço.

Por que o cabelo fica elástico? 

Procedimentos químicos são as principais causas do cabelo elástico, como por exemplo, alisamento com formol e descoloração. Ao mudar a estrutura interna do fio, visando atingir o resultado desejado, o cabelo perde massa capilar, proteínas e queratina, substâncias essenciais para um fio saudável e com brilho.

Com essa perda de proteínas e queratina, os fios ficam fragilizados, finos, opacos, e totalmente porosos, podendo quebrar até mesmo ao mínimos contatos de tração, como o ato rotineiro de escovar os cabelos, podendo ainda apresentar o efeito elástico em casos mais severos de agressão.

Como reconhecer um cabelo elástico?

Fios saudáveis, você puxa e ele não modifica. Já o “cabelo elástico”, quando você realiza o movimento de puxar, ele estica e não volta a sua forma normal, apresentando um aspecto “frisado” podendo até mesmo quebrar ao mínimo toque.

Fui correndo pesquisar mais sobre o assunto, pois meu cabelo estava no estágio master do efeito elástico, onde ao mínimo ato de puxar, ele já esticava e quebrava. Foi horrível! Eu encontrava diversos pedacinhos do meu cabelo pelo chão da casa e, quando escovava, ai então que a situação piorava. O jeito foi sentar, respirar fundo e encontrar a melhor solução para iniciar um processo intenso de recuperação dos danos causados pelo cloro da piscina.

Como recuperar o cabelo elástico? 

Durante o tratamento, você deve interromper os procedimentos químicos! 

Se o seu cabelo está apresentando um aspecto elástico, você já deve iniciar o processo de reconstrução dos fios e reposição de massa capilar imediatamente! Eu intercalei duas linhas da Bio Extratus durante o processo de recuperação: a linha Shitake Plus e linha Spécieliste Resgate.

cabelo elástico

Como usar: Linha Shitake Plus

A linha Shitake Plus é indicada para cabelos desvitalizados e que necessitam de reparação intensa dos fios que sofreram algum tipo de agressão química. Perfeita para intensivar o tratamento para cabelo elástico. O poder do Elixir de Shitake, juntamente com as proteínas de cereais, preenchem os fios, devolvendo resistência e elasticidade.

Esse passo a passo de RECONSTRUÇÃO dos fios com a linha Shitake Plus da Bio Extratus, eu realizava 1 vez na semana, utilizando juntamente com a chapinha. Confira:

  • Lavar com o shampoo;
  • Aplicar o spray do Elixir de Shitake e desembaraçar com cuidado. Recomento usar a escova Michel Mercier da Bio Extratus que desembaraça sem arrebentar o fio;
  • Separar o cabelo em mechas;
  • Reaplicar o spray Elixir de Shitake em uma mecha;
  • Nessa mesma mecha que você reaplicou o spray, você ira passar rapidamente (2 vezes) a prancha com termostato, em uma temperatura entre 150 a 170 graus. Esse processo é importante para que as substâncias penetrem na estrutura interna do fio danificado, preenchendo e devolvendo massa capilar. Siga esse ritual em todas as demais mechas;
  • Em seguida, aplique em cada mecha a máscara hidratante da linha Shitake Plus e realize uma breve massagem, deixando agir por 5 minutos. Você pode usar uma touca térmica para potencializar o resultado;
  • Enxaguar e aplicar o condicionar deixando agir por 2 minutos;
  • Para finalizar, use o finalizador com termoprotetor em todo o comprimento dos fios, não passando próximo a raiz para não pesar, ok?!

cabelo elástico

cabelo elástico

Como usar: Linha Spécialiste Resgate

A linha Spécialiste Resgate é indicada para cabelos quimicamente danificados, sendo um poderoso repositor de massa capilar, contendo argan e microqueratina na fórmula.

Seu uso pode ser diário e, eu, no processo de recuperação dos cabelo elástico, me apeguei real/oficial nessa linha, onde em TODAS as vezes que lavava meu cabelo, realizava o ritual completo de cuidados com o seguinte passo a passo:

  • Shampoo, que é perolado e eu amo;
  • Máscara de hidratação profunda;
  • Emulsão Mágica que proporciona hidratação intensa em apenas 60 segundos. Levava, principalmente, nas viagens, para garantir a rotina de cuidados;
  • Condicionador (se você não utiliza esse passo, saiba que ele faz muita diferença para um resultado incrível);
  • Finalizador com termoprotetor e filtro solar;

cabelo elástico

cabelo elástico

Durante o tratamento:

O uso de shampoo perolado ajuda a manter a hidratação intensa dos cabelos nessa fase!

Primeiramente, você terá que ter um pouquinho de paciência e abolir os procedimentos químicos, até que seu cabelo esteja forte e consiga suportar esse processo sem quebrar totalmente. Outra dica importante é “tratar” os cabelos em todas as lavagens, por isso, o uso completo da linha Spécialiste Resgate no dia a dia vai te auxiliar nisso.

Realize reconstrução com a linha Shitake Plus uma vez na semana e elimine, sempre que possível, o uso do secador, chapinha e babyliss para finalizar o visual. Sei que muitas não gostam de cortar os cabelos, mas, durante esse processo de tratamento, corte as pontinhas danificadas para melhorar o aspecto quebradiço.

Fim do cabelo elástico!

Conforme você for avaliando uma melhora visível, poderá realizar o passo a passo da reconstrução há cada 15 dias, ao invés de uma vez na semana, como indicado em casos mais severos. Se você fizer certinho e com carinho, seus cabelos, no prazo de um mês, estarão lindos, com resistência e devolução da elasticidade normal. Eu usei, aprovei e indico para vocês!

cabelo elástico

Onde comprar os produtos?

Agora, você pode comprar os produtos da Bio Extratus pela internet e receber em casa. Tanto o tratamento para cabelo elástico como a coloração e a querida máscara vermelha. Use meu cupom promocional NATHIBLOG ao final da sua compra, a partir de R$120 ganhe os brindes ativos de cada mês. COMPRAR AGORA! 

Espero que tenham gostado desse post. Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode me encontrar nas redes sociais @nathiblog.

Bjinhos e logo logo estarei de volta contando mais dicas para vocês.

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *