Naturalmente Bonita

Meu cabelo acostumou com o produto, e agora?

Vira e mexe alguém me diz que o cabelo acostumou com os produtos, e eu entendo afirmação porque, às vezes, parece mesmo que a máscara ou o shampoo que eram maravilhosos simplesmente pararam de funcionar. 

Mas será que isso é verdade?

A resposta é não. 

O cabelo não tem essa capacidade de “se acostumar” com cosméticos, o que acontece é bem mais simples: as necessidades dos fios mudam o tempo todo.

O que o cabelo pede hoje pode não ser o que ele precisa amanhã

Quando o cabelo está ressecado e poroso e você começa a usar uma máscara nutritiva, a melhora é quase imediata. 

Só que, conforme o fio vai ficando mais saudável, a resposta ao produto já não é tão evidente. Isso não significa que o produto deixou de ser bom ou que o cabelo acostumou ou saturou, mas sim que o cabelo já recebeu o que precisava daqueles produtos. 

Em outras palavras: não é o cabelo acostumou e enjoou, é que as necessidades dos fios mudaram.

Da mesma forma, um creme que funciona de forma incrível em fase de hidratação, como a Máscara + Hidra, por exemplo, pode não servir de nada se, naquele momento, o que os fios estão pedindo é reconstrução potente, como a Máscara Queravit.

A lógica é essa: produto certo na hora certa.

O acúmulo de resíduos atrapalha tudo

Outro ponto que confunde muita gente é o acúmulo de resíduos, oleosidade e sujidades. Finalizadores, oleosidade excessiva e até a poluição podem criar uma “capa” no fio que dificulta a penetração dos ativos. 

Aí parece que a máscara não faz mais efeito, mas, na verdade, ela só não está conseguindo agir porque tem uma muralha da China de resíduos e sujidades ali.

Nessas horas, um shampoo de limpeza que limpe mais profundamente, mas de forma gentil, como o Shampoo Equilíbrio, faz total diferença!

 E não precisa ter medo se você tem química: esse é um shampoo equilibrado, ele não vai detonar seu cabelo nem tirar a química, tá? 

O papel dos hormônios

Pouca gente liga pra isso, mas mudanças hormonais podem, sim, impactar no cabelo. Em períodos como TPM, gestação ou até com o uso de certos medicamentos, a reação do cabelo aos produtos pode mudar. 

É o mesmo produto, só que em um \”couro cabeludo diferente\”, e isso impacta, sim, o resultado.

Por aqui, por exemplo, sinto uma super diferença no período menstrual, parece que nada fica bom, sabe? São os hormônios.

No fim das contas, cabelo não é criança manhosa que enjoa dos produtos. Ele só está em constante transformação, e cabe a nós observar e ajustar os cuidados de acordo com o momento.

Beijos,

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, ...