Naturalmente Bonita

5 dicas para seu ruivo durar muito mais

  Vivendo com meu cabelo ruivo a quase 15 anos aprendi algumas coisas que fizeram da minha rotina simples e fácil, e queria dividir com vocês meus 5 segredos favoritos para manter esse ruivo sempre bonito e vivo.

Apesar do ruivo ser muito mais popular agora do que quase 15 anos atrás quando resolvi desbravar esse universo ainda recebo muitas dúvidas sobre o cuidado, principalmente o cuidado em casa, já que eu cuido do meu cabelo sozinha desde o começo, e após errar muito aprendi que o segredo é escolher os produtos certos, confiar no processo e paciência. 

E a primeira dica, e sem dúvidas a mais importante que mudou meu cabelo foi:

1 – Escolher a coloração certa

A coloração é a parte mais importante desse processo, não só porque é a cor do seu ruivo, mas vai ser o produto que vai sempre te acompanhar, e escolher uma coloração de qualidade, que minimize os danos desse processo é muito importante. 

Eu testei MUITAS colorações, de todo canto do mundo que vocês imaginarem, e a melhor de todas foi a Bio Extratus color, eu indico ela de olhos fechados, porque além da durabilidade, os tons maravilhosos, ela ainda trata seu cabelo por conter tutano na composição, nada daquele aspecto cabelo tudo após retocar sabe?

Ah, e já o amor da minha vida é a Cor 8.4, que vez ou outra misturo com a cor 9.4.

2 – Manutenção da cor

A gente já sabe que não precisa retocar todo o comprimento do cabelo para manter ele bonito e vivo né? Refazendo a coloração permanente num cabelo que já foi colorido pode acabar danificando o fio sem necessidade, por isso o ideal é retocar a raiz com a coloração e manter o comprimento com um tonalizante. 

Com o uso de fonte de calor, banhos, etc., é normal que o ruivo desbote um pouco, e pra manter ele no exato tom de quando você retocou é ideal tonalizar o comprimento, mas ai vem o problema, como tonalizar exatamente do tom que você retocou? 

A Bio Extratus perfeita como é não tem um tonalizante que é o tom exato da coloração? AHAM. Além de manter meu comprimento igual à raiz, sem ter medo de alterar a cor ou manchar o cabelo, o tonalizante da Bio Extratus também é super hidratante e deixa meu cabelo macio como neve. PERFEITO. Minha cor é a 84 viu?

3 – Termo Proteção e Proteção solar

Como eu contei para vocês o pigmento ruivo é uma das cores que mais sofre com a exposição ao calor, o pigmento solta do fio, e deixa o cabelo com aquele aspecto palha, doente e sem vida, por isso é muito importante sempre usar um termo protetor antes de fontes de calor, e um finalizador com proteção solar antes e durante a exposição longa ao sol. Fora que os maiores danos que podemos ter no fio é justamente pelo calor, então essa etapa é importante mesmo que você não seja ruivinha viu?

Meu favorito pré escova ou babyliss é o Spray + liso, e para exposição ao sol gosto muito do finalizador da linha pós quimica

4 – Oleos 

Essa foi uma das últimas etapas que aprendi na rotina, e fez toda diferença no cuidado do ruivo, sempre que acordo passo óleo no cabelo, durante o dia mais óleo, e antes de dormir mais uma vez, além de usar como finalizador quando faço escova, ou quando finalizo os cachos, enfim todo momento. A quantidade vai depender do tipo de cabelo que você tem, no meu caso meu cabelo é cacheado e ressecado, então eu preciso repor esse óleo que ele não tem. 

Eu tinha receio de deixar meu cabelo pesado com sensação de cabelo sujo, por isso evitava passar óleo, mas fui aprendendo a dosar e escolhendo o produto certo vi a diferença no brilho dos fios. Meu favorito de todos é o óleo de argan e cártamo da Bio Extratus, leve mas super potente.

5 – Hora de lavar

Eu sei que já falei de água quente e de calor por aqui, e posso garantir que eu sou a maior fã de banhos quentes já visto, aguento fácil uma água fervendo no banho, mas além de prejudicial para a pele é muito prejudicial para o cabelo e para a cor, minha dica é nos dias que for lavar o cabelo lavar na água mais fria que você aguentar, e se no chuveiro for impossível eu indico lavar na pia, que é o que eu faço em dias muito frios, além da cor durar muito mais você vai ver uma diferença gritante já no primeiro mês, juro.

E escolher produtos focados para o tratamento e preservação da cor nessa hora também é importante, por isso no meu cronograma capilar nunca falta a linha Pós-coloração que já é minha querida de anoooos.

Bom esses são meus maiores segredos para cuidar e manter esse ruivo em casa sem sofrimento, aquele tipo de dica que queria que alguém tivesse me contado pra eu não sofrer aprendendo, espero que tenham gostado, até aproxima, beijosss.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.