Naturalmente Bonita

5 Dicas para Cabelos Mistos

Cabelos mistos dão um trabalho danado, a gente sabe, mas com essas 5 dicas tudo ficará mais fácil, garanto!

A problemática do cabelo misto reside no fato de que uma parte do cabelo tem características totalmente opostas a outra, ou seja, a raiz é oleosa e o comprimento e pontas são secos, o que torna a rotina de cuidados muito trabalhosa.

Por quê? Porque é preciso prestar muita atenção na escolha e uso dos produtos, aqui, é preciso na lavagem, nos hábitos e no tratamento dos fios.

5 Dicas para cabelos mistos

1. Mantenha a raiz limpa

É essencial priorizar os cuidados com o couro cabeludo, mantendo-o limpo e sem oleosidade excessiva.

O acúmulo de oleosidade e sujidades se acumulam favorecendo o surgimento da caspa, a queda e a lentidão no crescimento, isso porque ocorre uma obstrução nos folículos que impede a correta oxigenação.

Diante disso, lave o cabelo com mais frequência, evitando que a raiz fique suja.

2. Escolha o shampoo certo

Vale muito apostar em um shampoo específico para cabelos mistos, que consiga atender a necessidade da raiz, do comprimento e das pontas.

Ou seja, um shampoo que lave de maneira eficaz, mas gentil, purificando a raiz ao tempo em que não resseca nem é agressivo com comprimento e pontas.

O Shampoo Equilíbrio é perfeito para isso!

Com zimbro e prebióticos, ele possui pH de 5.5, agindo como um agente purificador da raiz e hidratante do comprimento e pontas.

3. Use condicionador do jeito certo

O cabelo misto precisa, sim, de condicionador, mas o condicionador certo, como o Condicionador Equilíbrio, e usado do jeito certo: apenas no comprimento e pontas, preservando a raiz.

Não se aplica condicionador na raiz e nem se passa a mão com resíduos de condicionador na raiz, tá?

4. Trate o ressecamento

O ressecamento precisa ser tratado, e sem medo, tá?

O cabelo misto precisa de uma rotina de tratamento que inclua máscaras hidratantes e nutritivas para tratar o ressecamento, e até mesmo óleos de tratamento, como qualquer outro cabelo.

A questão é a forma de usar: não deixando que os produtos tenham contato com a raiz, que já é super oleosa. E evitando também abafar os fios, já que o abafamento gera calor que piora a oleosidade da raiz.

5. Cuidado ao usar secador

Como acontece com qualquer outro cabelo, o uso do secador envolve cuidados para não estragar os fios e, nesse caso, não piorar a oleosidade da raiz e o ressecamento das pontas,

É que o calor térmico estimula a oleosidade, e como no cabelo misto essa raiz já é bem oleosa, a coisa piora.

Por outro lado, esse mesmo calor térmico piora o ressecamento das pontas, piorando a desidratação das mesmas.

O que fazer então?

1. Usar um protetor térmico que possua textura líquida e que não pese, como Spray + Liso, que é perfeito nesses casos.

2. Como o calor do secador piora a oleosidade, evite que seu cabelo fique por muito tempo sob o calor térmico. Isso a gente faz removendo o excesso de umidade com uma toalha e esperando que o cabelo seque naturalmente por alguns minutos antes de começar o uso do secador.

3. Evite encostar o bico do secador na raiz, aumente um pouco a distância e não o use em temperatura máxima quando for secar a raiz.

Com essas dicas, garanto, fica muito mais fácil cuidar do cabelo misto!

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, ...