Naturalmente Bonita

5 curiosidades sobre o Shitake

Popularmente conhecido como Shitake, conhecido cientificamente como Lentinula edodes, ele é um cogumelo comestível nativo no leste asiático. O shitake só chegou no Brasil durante a decada de 90’s mas não demorou para ficar conhecido pelas suas propriedades para a saúde e por ser rico em proteínas.  

O shitake é um fungo decompositor que é encontrado em arvores mortas, sua coloração é castanha e ele tem entre 5 a 10cm, a maior parte de sua produção no mundo vem do Japão, mas também em produzido em países como os EUA e a China. Sua composição de ativos pode depender da onde ele foi cultivado, mas é rico em proteínas, antioxidantes, vitaminas e fibras. Um aliado para quem mantem uma alimentação vegetariana ou com redução em consumo animal. Mas ele vai muito além disso. 

Amigo do coração 

O Shitake faz parte da lista de alimentos que são aliados para a saúde do nosso coração, ajudando a diminuir o colesterol, por ser rico em 3 enzimas chamadas Eritatenina, Sterol e Beta Glucano, que juntas bloqueiam, inibem e diminuem o colesterol, trio perfeito! Alguns estudos também conseguiram mostrar que uma dieta rica em shitake consegue previnir a formação de gordura no fígado e placas de gordura nas paredes das artérias, com relação as pessoas que não tinham recebido o shitake.  

Proteção de ossos 

A vitamina D é uma das mais difíceis de se encontrar em alimentos, por sempre vir em pouca quantidade, fazendo com que sua deficiência seja até comum. Importante para a saude dos ossos, e até para a saude emocional. Os cogumelos são a única fonte natural de vitamina D (D2) , e a sua quantidade vai depender de onde e como foram cultivados, quando durante esse processo eles forem expostos a luz UV ele produz uma quantidade maior desse composto, mas uma coisa é certa, ele é rico em vitamina D é uma ótima opção para não deixar faltar na sua rotina. 

Melhora de inchaços e inflamações na pele 

Os fungos presentes no shitake são ricos em ácido kójico, o segundo ácido mais popular encontrado nos cosméticos, que é responsável por deixar a pele brilhante e com aspecto saudável, além disso ele ajuda a diminuir inchados e inflamações na pele, ele é um dos maiores aliados dos cosméticos asiáticos sendo muito comum encontrar produtos de cuidados faciais com shitake na sua composição. 

Saúde do intestino  

Eu costumo dizer que o intestino é o cérebro do nosso corpo, porque qualquer problema nele acaba refletindo em outras partes, como na pele, na mente, cabelo, unhas, cabelo, humor, enfim. Uma dieta rica em fibras é super importante para quem costuma ter o intestino preso, e além de ser rico em fibras os cogumelos tem alguns fungos na sua composição que são importantes para a manutenção da nossa flora intestinal. 

Rico em acido fólico 

O principal cogumelo para se encontrar acido fólico é o shitake, além disso ele também é rico em fósforo, quando nosso organismo tem algum desses dois em falta pode acabar causando doenças cardiovasculares, câncer, e até doenças neurodegenarativas como o Alzheimer e Parkinson, além de resultar em má formação do feto e más formações congênitas em bebes. Para as gestantes, o acido fólico contribui para a boa formação do bebe, e alguns estudos dizem que ingerir ácido fólico na gravidez reduz as chances de o bebê nascer com algum grau do espectro de autismo (distúrbios de neurodesenvolvimentos). 

Esse cogumelo é tudo mesmo né? Existem mais um monte de motivos para você conhecer o shitake, e um dos meus motivos favoritos é para conhecer a linha de shitake de reconstrução nutritiva da Bio Extratus, todo seu poder de aminoácidos essenciais, e proteína para ajudar a recuperar a saúde também dos fios, aquela reconstrução poderosa que desmaia seus fios. 

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre esse cogumelo tão especial, e se quiser ler mais sobre os assuntos que escrevo é só clicar aqui.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário