Naturalmente Bonita

5 Cuidados ao Descolorir o Cabelo

Quem já passou por processo de descoloração do cabelo, sabe o quanto esse protocolo pode causar danos na estrutura capilar, deixando os fios enfraquecidos e ressecados. Antes de tudo, ao decidir realizar uma descoloração, você precisa realizar uma avaliação criteriosa, além de alguns pontos importantes que vamos falar nesse post.

Vamos conferir 5 cuidados que você precisa ter ao descolorir o cabelo, à fim de evitar danos intensos que podem levar a quebras e efeito emborrachado.

Quando descolorimos o cabelo, perdemos massa capilar, que atua na resistência desse fio, e, quando perdida, vai diminuir também a resistência desse cabelo, podendo apresentar o efeito elástico, muito presente em fios recém descoloridos e o efeito de quebra das pontas. Então, confira as dicas seguir:

5 CUIDADOS AO DESCOLORIR O CABELO!

Dica 1: REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DO CABELO ANTES DA DESCOLORAÇÃO

É muito importante avaliar a estrutura atual que esse cabelo apresenta. Esse cabelo passou por quais procedimentos químicos anteriormente? Está opaco, rígido, ressecado? Está com pontas duplas, facilidade de quebra nas extremidades? Porosidade presente?

Tudo isso precisa ser pontuado, e, caso seu cabelo esteja com esses sinais de danos, é indicado realizar uma recuperação dessa estrutura antes do processo de descoloração dos fios.

Assista: 5 SINAIS QUE SEU CABELO PODE ESTAR DANIFICADO!

Dica 2: FAZER TESTE DE MECHA

Separar uma mecha do cabelo e realizar esse teste de descoloração, é primordial antes da descoloração total dos fios. Nesse momento será possível verificar como O cabelo irá reagir ao receber a descoloração. Se esse fio estiver com processo de dano, você precisa olhar com atenção se sofreu quebra, corte químico, efeito emborrachado e/ou ressecamento após o tempo de ação para o resultado.

Qualquer processo de transformação capilar, especialmente a descoloração, não deve ser descartado esse teste de mechas. Já imaginou realizar a descoloração em todo o cabelo danificado? Mas, se você seguir as orientações de avaliação e teste antes, terá possibilidade de recuperar esses fios já antes de iniciar a descoloração.

A BIO EXTRATUS POSSUI OS MELHORES PRODUTOS PARA A DESCOLORAÇÃO DO SEU CABELO!

Pó Descolorante

Água Oxigenada

Dica 3: FAZER A TÉCNICA PRÉ-POO

Muitas seguidoras relatam fios ressecados após a descoloração. E sim, descolorir também promove perda de nutrientes e massa capilar, apresentando o sinal visível do ressecamento, desidratação e rigidez, quando o fio perde o movimento leve. Esse fio pode ficar rígido e opaco.

Uma super dica é fazer a TÉCNICA PRÉ-POO em todas as lavagens. Esse passo antes do shampoo irá criar uma proteção nas pontas dos cabelo e preparara para todo o ritual de lavagem, hidratação e finalização.

Basta você aplicar uma máscara capilar mecha a mecha em toda a extremidade dos fios, no cabelo sujo mesmo, fazendo o enluvamento para criar essa película protetora. Você irá deixar por 20 minutos e depois poderá indicar a etapa do shampoo. É importante que esse shampoo seja aplicado na raiz do cabelo e não nas pontas, pois se suas extremidades estiverem ressecadas, ao aplicar o shampoo nessas pontas, você pode intensificar os danos do ressecamento nessa região.

Confira todo o passo a passo da técnica Pré-Poo no vídeo: 

Dica 4: FAZER CRONOGRAMA CAPILAR

O cronograma capilar é uma rotina de lavagens para devolver hidratação, nutrição e reconstrução para um cabelo danificado, e pode ser feito antes ou depois da descoloração.

Essa rotina inclui 3 lavagens na semana e, em cada lavagem, será uma etapa do cronograma, que deve ser seguido de acordo com a tabela de danos que o seu cabelo está apresentando. São 3 tabelas, uma para dano leve, outra para dano moderado e outra para dano intenso. Geralmente, quem passa por descoloração, pode apresentar dano intenso, como quebra e efeito emborrachado. Esse fio está poroso, quebradiço por ter perdido a resistência, necessitando urgente de muita reconstrução.

Veja o cronograma que deverá ser feito:

Semana 1: hidratação/nutrição/reconstrução;

Semana 2: nutrição/hidratação/nutrição;

Semana 3: hidratação/nutrição/reconstrução;

Semana 4: hidratação/hidratação/nutrição;

Quais máscaras da Bio Extratus usar?

  • Fase de Hidratação: +Brilho, Jaborandi Antiqueda ou +Liso;
  • Fase de Nutrição: Umectante, Mel ou Pós-química;
  • Fase de Reconstrução: Shitake Plus, Força com Pimenta ou Pós-Coloração;

Para complementar seu cronograma capilar para danos intensos após a descoloração, você pode realizar uma cauterização capilar na sua última etapa de reconstrução da tabela. Confira uma cauterização usando a Queratina Líquida by Bio Extratus:

Dica 5: FAZER UMECTAÇÃO CAPILAR e MANTER UMA ROTINA DE CUIDADOS

Dentro do cronograma capilar, na fase de nutrição, que é onde ocorre a devolução de óleo para o cabelo, você pode realizar a umectação capilar nessa etapa.

Consiste em aplicar um óleo em todo o cabelo (pode aplicar próximo à raiz sem problemas), e deixar agir por 30 minutos, ou a noite toda, e lavar pela manhã. Eu amo usar o ÓLEO DE COCO em conta-gotas, o ÓLEO DE ARGAN E CÁRTAMO, ou o ÓLEO CABELO E CORPO para fazer umectação capilar.

Depois do tempo de aplicação no cabelo, antes de iniciar a lavagem, você pode aplicar condicionar no comprimento cabelo para facilitar a retirada do óleo. Em seguida, basta aplicar shampoo na raiz e iniciar a rotina capilar de lavagem, hidratação e finalização. A umectação capilar é perfeita para tratar e combater o ressecamento e a desidratação dos fios após a descoloração.

Dica extra: outro importante cuidado na finalização ao descolorir o cabelo, é proteger esses fios no dia a dia, após sua rotina de lavagem e hidratação. Para isso, não abra mão de aplicar um finalizador que tenha proteção térmica e proteção solar, pois o calor dos utensílios, o sol, o vento, tudo isso podem ressecar, danificar e oxidar os cabelos. A finalização é o momento que você irá desembaraçar e blindar o cabelo até a próxima rotina capilar de cuidados. Use e abuse dos finalizadores com essa proteção para os cuidados após a descoloração.

Fios fragilizados e ressecados após descoloração, podem ficar com as pontas sucetíveis a quebra. Outra ótima dica é dormir usando uma touca de cetim, para diminuir esse atrito dos fios e evitar danos e quebra. O cabelo fica protegido durante todo o sono. Além da touca de cetim para dormir, prefira secar os cabelo com a touca difusora de cetim, que também irá diminuir o atrito dos fios na hora de usar o secador.

Para mais dicas do universo capilar, se inscreva em nosso canal do YouTube CLICANDO AQUI.

Siga o Instagram: @bioextratus

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 11 =