Naturalmente Bonita

Segredos para o Loiro Perfeito

O cabelo loiro perfeito não depende apenas da transformação feita no salão, por mais incrível que o resultado tenha ficado, os fios descoloridos tendem a ficar amarelados, opacos e ressecados com o passar do tempo, caso os cuidados necessários não sejam tomados, ou seja, manter os fios loiros saudáveis, brilhantes e bonitos é uma tarefa que exige paciência, tempo e muita dedicação.

Para que suas madeixas loiras e iluminadas fiquem sempre impecáveis, com a tonalidade correta e cheias de brilho, é necessário seguir uma rotina capilar composta por tratamentos especiais e hábitos simples, porém essenciais. E é por isso que irei listar algumas dicas para manter o tom de loiro sempre saudável, bonito e com brilho.

Lavagem dos Cabelos

Para que um cabelo loiro mantenha a cor, o brilho e o efeito sedoso, o primeiro passo é não lavá-lo todos os dias. Quando lavamos os fios diariamente, tiramos sua oleosidade natural, necessária para manter a hidratação da raiz às pontas.

Essa oleosidade serve como uma camada protetora para o cabelo contra as agressões exteriores — vento e poluição. Além disso, quanto mais lavamos um cabelo colorido, mais estamos contribuindo para a perda precoce da cor.

Outra dica é sempre optar por usar água em temperatura morna, nunca quente demais, mesmo em dias frios. Temperaturas elevadas tendem a ressecar o cabelo. Procure usar produtos específicos para cabelos coloridos ou loiros e fuja dos antirresíduos, pois eles aceleram o desbotamento dos fios.

Produtos Adequados

O terror para quem adota cabelos loiros é que, com o tempo, a cor vai desbotando e, em consequência, chega em um tom amarelado, opaco e sem vida. Para conseguir manter a cor vibrante por mais tempo e evitar o amarelo indesejável, é importante usar uma vez por semana o famoso shampoo roxo para neutralizar o tom.

Os shampoos, condicionadores, máscaras e reparadores de pontas, por sua vez, devem ser muito bem escolhidos e recomendados. Procure usar sempre um que, além de ser indicado para cabelos loiros, seja ideal para o seu tipo de cabelo.

A Linha Blond BioReflex da Bio Extratus, possui fórmula avançada que promove o desamarelamento progressivo dos fios, ela associa o poder reconstrutor dos aminoácidos de cereais à ação antioxidante do extrato de noni, protegendo a cor  e recuperando os danos causados pela descoloração. O seu ativo BioReflex é um ativo de tecnologia óptica que potencializa a reflexão difusa da luz branca e tem alta capacidade de neutralizar o amarelamento dos fios.

Rotinas Necessárias

Não adianta nada você escolher o tom perfeito e não cuidar dos fios. Ao descolorir os cabelos, os fios ficam porosos e frágeis e necessitam de hidratação. O ideal é sempre hidratar os cabelos para que eles fiquem cada vez mais sedosos e resistentes – até porque, ser loira significa realizar manutenções constantes, e para isso é preciso estar com os fios fortes.

Uma exelente dica é apostar no Cronograma Capilar, que basicamente é uma agenda de tratamento para repor massa e todos os nutrientes que o cabelo perde devido à exposição ao sol, aos processos de calor (secador e chapinha) e aos processos químicos (descoloração, coloração, alisamento, etc). Um Kit de Cronograma que eu amo utilizar é intercalando as seguintes máscaras para cada etapa do cronograma:

FASE HIDRATAÇÃO: Máscara Botica Camomila – Hidrata, fortalece e realçar a luminosidade dos fios claros.

FASE NUTRIÇÃO: Banho de Creme Umectante – Com Óleo de Coco, age na fibra capilar de dentro para fora, nutrindo profundamente os fios.

FASE RECONSTRUÇÃO: Máscara Blond Bioreflex – Promover a purificação da cor dos cabelos, retirando o amarelado indesejado.

A hidratação por exemplo faz com que os fios recuperem os aminoácidos e a água perdidos com a exposição ao sol, vento, mar, secador, chapinha e tantos outros inimigos do dia a dia. São esses fatores que fazem com que o cabelo loiro fique opaco, ressecado e com aquela aparência “espigada”, que alerta, de longe, um cabelo mal cuidado.

Minha rotina de tratamento atualmente tem sido essa : hidratação semanal, nutrição quinzenal e reconstrução mensal.

Essa receita serve pra todo mundo? E sigo sempre nessa ordem? Não, essa receita é o que funcionou no meu caso atualmente, mas pode servir de parâmetro para que vocês montem um esqueminha para o cabelo de vocês, sempre observando a “resposta” dos fios aos tratamentos, e intercalando os tratamentos

Cuidado com o Calor

Não é apenas a água quente que faz mal ao cabelo. Existem três outros grandes vilões que precisam ser usados com parcimônia: chapinha, secador e babyliss. Sabemos que essas três ferramentas mágicas ajudam muito no dia a dia de quem quer desfilar com fios arrumados e no lugar.Porém, o calor em excesso queima os fios, fazendo-os perder o brilho, e facilita o surgimento de pontas duplas, com o tempo o cabelo fica extremamente seco, sem movimento e com fio estático. Quando for muito necessário o uso desse combo, procure usar um bom protetor térmico para amenizar os danos.

Outro fator externo que também contribui bastante para o ressecamento do cabelo loiro e a alteração de tom é a incidência dos raios solares sobre os fios, o calor do sol, combinado a ação Ultravioleta, acaba provocando a perda de água pela fibra capilar e a oxidação da cor, que corroboram para a desidratação dos cabelos e o desbotamento da cor.

Para combater as agressões causadas tanto pela incidência dos raios solares quanto pela ação das ferramentas de calor, a dica é a utilização de produtos específicos e com proteção térmica e solar, o calor da chapinha e do secador danificam a cutícula e os raios UV oxidam os pigmentos provocando o amarelamento e um aspecto opaco dos fios. Por isso nunca deixe de usar um bom finalizador com proteção solar e térmica, também existem finalizadores que além desses benefícios, ainda agem matizando levemente os fios. É desses que você precisa!

O Finalizador BLOND BIOREFLEX, possui fórmula com ação termoprotetora e proteção solar e pH 4,5, além disso ajuda na prevenção ao desbotamento, e auxilia na saúde das madeixas, e da coloração enquanto proporciona aos cabelos uma finalização brilhante, macia e alinhada.

Como podemos ver, o cabelo loiro ideal não é uma meta impossível de ser alcançada! Ele apenas requer um cuidado maior para que possa brilhar e deixar qualquer mulher ainda mais bonita.

E então? Gostou das nossas dicas sobre os cabelos loiros? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar algo conosco?

Não deixe de se inscrever no canal do YouTube da Bio Extratus clicando aqui.

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza e comportamento de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *