Naturalmente Bonita

6 Cuidados com os Cabelos Mistos

Quando a gente fala sobre cabelo misto, muitas dúvidas surgem em relação aos cuidados e produtos que são adequados para tratar os fios. Por isso separamos 6 dicas para você cuidar adequadamente das suas madeixas

Primeiramente precisamos entender: O que é um Cabelo Misto?

O cabelo misto é aquele que tem mais de uma característica essencial e, geralmente, essas características são opostas.Ou seja, diferente do que muitos pensam, os cabelos mistos vão além do grau de oleosidade e ressecamento do fio, entretanto, essas características que mencionamos podem levar a esse resultado, por isso se confunde tanto. 

O caso mais comum de cabelo misto é aquele que possui a raiz naturalmente oleosa, enquanto as pontas são levemente ressecadas. Entretanto, um cabelo também pode ser misto porque a raiz é lisa e o comprimento e pontas são ondulados, ou porque a raiz é natural (ondulada, cacheada ou crespa) e as pontas são alisadas (transição capilar), também porque a raiz está saudável, enquanto as pontas foram danificadas (lisos). Para cada um destes casos, um tratamento diferente é necessário.

1- Shampoo e Condicionador Adequados

Encontrar o equilíbrio é a chave para cuidar do cabelo misto, a maior dificuldade ao cuidar desse tipo de cabelo é encontrar o equilíbrio entre a oleosidade e o ressecamento. 

Os melhores produtos para fios mistos parece uma missão quase impossível, geralmente os que limpam a raiz, tendem deixar as pontas mais secas e aqueles que hidratam acabam deixando todo o cabelo muito oleoso, sendo assim, o ideal mesmo é buscar shampoos e condicionadores que ajudam a balancear essa situação. 

A Bio Extratus possui a Linha Botica Arnica, que é especifica para quem possui o cabelo oleoso ou misto, ajudando a combater o excesso de oleosidade, trazendo força e balanço.

2- Lavagem do Cabelo Misto

Não Lavar o Cabelo na Água Quente, isso porque a temperatura muito alta, além de ressecar os fios, ainda estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade, o ideal é apostar na água morna na hora de lavar as madeixas e enxaguar com água fria.

Ao aplicar o shampoo, o ideal é depositá-lo diretamente no couro cabeludo e fazer massagens circulares com as pontas dos dedos, sem usar as unhas, assim como em todos os outros tipos de cabelo, entretanto, há um segredo: Evite aplicar o shampoo diretamente no comprimento e pontas, combinado? Para higienizar essa região, deixe apenas a espuma da raiz escorrer pelos fios e massageie levemente.

Na hora de tratar com a máscara, condicionador ou de umectar usando óleos/finalizadores, aplique somente nas pontas, nunca na raiz para não deixar a região ainda mais oleosa. No caso dos fios em transição você até pode aplicar na raiz para fazer massagens que estimulem o crescimento dos fios, mas procure um finalizador mais levinho.

Minha dica é apostar nos finalizadores com a formulação mais leve,uma ótima opção é o Selador de Cutícula + Brilho, pois ele regula o pH dos fios e tem ação antinós que facilita o desembarace, além de selar as cutículas, deixando os fios perfeitamente alinhados e brilhantes, isso tudo graças a combinação única de cacau ruby, polímeros de algas e vinagre de maçã trata, nutre, hidrata e deixa os cabelos com muito + brilho.

Em relação à frequência de lavagem, a sugestão é sempre lavar quando os fios estiverem visivelmente oleosos, esperar muito para a lavagem deixará os cabelos sujos, com tendência ao aparecimento de descamação e fungos, em contrapartida,lavar mais que o necessário estimulará ainda mais as glândulas sebáceas a produzir o óleo.

3- Reduza o uso de secador e chapinha

O calor que vem do secador, babyliss e chapinha tem efeito semelhante ao da água quente, ou seja, favorece a produção sebácea no couro cabeludo, aumenta o ressecamento e abre os folículos capilares, causando pontas duplas. Se tiver que usar essas ferramentas, não abra mão de um finalizador que tenha proteção térmica. .

4- Hidratação, SIM!

Um mito que muita gente acredita é: “se o cabelo é oleoso, não precisa hidratar, certo?”. Errado! Assim como o condicionador é essencial para fechar as cutículas dos fios, que ficam abertas após a limpeza com shampoo, gerando uma espécie de película protetora que diminui o ressecamento dos cabelos, deixando mais macios e com brilho. 

A hidratação deve ser feita em qualquer tipo de fio, o que importa é respeitar as características de cada cabelo e investir em máscaras capilares específicas para a necessidade desse fio, o segredo é usar os produtos da maneira certa no dia a dia, uma excelente opção de máscara de hidratação para o cabelo oleoso é o Banho de Creme da Linha Neutro, a máscara da linha neutro ajuda a promover um tratamento hidratante, obtendo assim proteção, maciez, realçando o brilho natural do cabelo, lembrando que se seu cabelo estiver muito ressecado, pode hidratá-lo semanalmente.

5- Penteie o seu Cabelo

Ao escovar os cabelos, a oleosidade da raiz é espalhada por todo o comprimento das madeixas, evitando, ou pelo menos diminuindo, o ressecamento nas pontas. 

Além disso, a escovação ainda massageia o couro cabeludo. Tente adquirir o hábito de penteá-los todas as noites, antes de dormir.Escolher a escova adequada para os seus fios também é essencial, a escova Michel Mercier da Bio Extratus, possui cerdas com 32 alturas diferentes,devido a pouca tração e a massagem aplicada no couro cabeludo, a escova: Desembaraça fácil e sem dor; evita perda e quebra dos fios. Confira AQUI o Tipo e Modelo de escova indicada para o seu cabelo.

6- Evite passar a mão o tempo todo

Passar a mão no cabelo muitas vezes aumenta a gordura nos fios. Isso porque elas acumulam sujeira e suor ao longo do dia, facilitando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Portanto, as donas de cabelos com raiz oleosa e ponta seca devem evitar esse hábito.

Agora me conta, qual o seu próximo passo depois que você já sabe exatamente como cuidar do seu cabelo misto, hein!? Para adquirir os produtos Bio Extratus pela internet, basta CLICAR AQUI e usar meu cupom MANUELA para levar um produto de brinde e frete grátis acima de 120 reais.

Não deixe de se inscrever no canal da Bio Extratus e seguir eles no Instagram, que a marca é cheio de conteúdos e dicas incríveis que você vai amar!

YouTube: https://www.youtube.com/user/bioextratusoficial

Instagram: https://www.instagram.com/bioextratus/

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza e comportamento de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *