Naturalmente Bonita

Conhece o Teste do Cabelo na Água?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Teste do Cabelo na Água né? É um truque que muitas pessoas aderiram para descobrir qual tratamento seus fios precisam de acordo com o resultado, basicamente o teste vai mostrar se a sua porosidade capilar está baixa, média/normal ou alta.

Muita gente já utiliza essa técnica para descobrir se o ovo de galinha está em boas condições para ser consumido, mas a versão capilar do teste indica se o cabelo precisa de hidrataçãonutrição ou reconstrução, o que é ótimo para recuperar a saúde dos fios e iniciar um cronograma capilar de forma adequada, para conquistar o resultado esperado. O teste da porosidade é uma forma simplificada de entender os fios, lembrando que não substitui um diagnóstico profissional.

É importante ressaltar que porosidade capilar é determinada pela estrutura da sua cutícula – a camada externa do seu cabelo, o cabelo de baixa porosidade tem uma camada de cutícula fortemente ligada, dificultando a penetração da umidade (mas também é difícil a umidade escapar, uma vez que está no seu cabelo). Por outro lado, cabelos com alta porosidade têm folgas e orifícios na cutícula, permitindo umidade para passar e sair facilmente. A porosidade é determinada pela genética, mas pode ser alterada por fatores externos, como calor e processamento químico, ou seja, um cabelo que não era poroso pode se tornar. É importante conhecer a porosidade de seu cabelo, pois vai te ajudar a escolher os produtos certos para manter seu cabelo bem hidratado, flexível, forte e brilhante, já que uma vez que o quadro seja identificado, é necessário recorrer aos procedimentos e produtos certos para os seus fios.

PASSO A PASSO DO TESTE DE POROSIDADE CAPILAR 

Você só vai precisar de um copo, água e apenas um único fio. Não precisa arrancá-lo da sua cabeça! É só escovar as madeixas e pegar algum que cair durante a escovação ou até mesmo quando fica preso no acessório. É importante que seus cabelos estejam limpos no dia do teste. 

Coloque o fio dentro de um copo cheio de água filtrada e espere por 10 minutos. Para identificar se sua porosidade está baixa, média ou alta.

– Fio afundou no copo = alta porosidade.

Cabelo com alta porosidade: fios muito danificados e porosos precisam de reconstrução. Reconstrução repõe massa e queratina do fio, devolvendo o que foi perdido naturalmente ou por conta de processos químicos. É mais indicada para fios quebrados e danificados.

– Fio não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.

Cabelo com média porosidade: os fios estão saudáveis e conseguem absorver a água e os tratamentos. Para mantê-los assim, foque na nutrição. Nutrição repõe os nutrientes mais específicos que fazem parte da constituição do fio e podem estar em falta. Entre os benefícios, a vitalidade e o fato de ajudar a selar a hidratação dentro do fio.

– Fio boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade. 

Cabelo com baixa porosidade: quando as cutículas estão fechadíssimas, o ideal é focar na hidratação. A dica é lavar os cabelos com água morna para que as escamas se abram e ajude a penetração do produto. Hidratação tem como principal função repor a água dos fios, trazendo o efeito de maciez e suavidade para os cabelos. A hidratação forma uma espécie de película para que o fio não perca mais água.

Graças aos componentes especiais, as estruturas voltam à normalidade e ficam mais saudáveis. É fundamental escolher produtos específicos para o seu tipo de cabelo e que sejam de qualidade. O Kit Cronograma Capilar é uma ótima opção para quem busca praticidade nesse processo além que graças aos ativos superconcentrados desse kit, com apenas 12 gotas misturadas à sua máscara preferida, você faz um tratamento intensivo, reparando todo tipo de dano. No Kit contém : Óleos de Argan e Cártamo 10mL, Queratina Concentrada 10mL,Vitaminas A + E 10mL.

Lembre-se, não há tipos de cabelo “bons” ou “ruins” – é tudo sobre como cuidar e proteger adequadamente os seus fios. Duas pessoas com os mesmos padrões de ondulação por exemplo podem ter porosidade diferente e, portanto, precisam usar produtos muito diferentes para recuperar a saúde dos fios.

Gostou? Comenta aqui pra mim o resultado do seu teste!

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza, comportamento e seus gatos de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *