Naturalmente Bonita

Como Montar um Bom Cronograma Capilar?

Identificar as necessidades do cabelo é essencial para tratá-lo corretamente, e nisso o cronograma capilar pode ajudar bastante! Mas, vamos montar um cronograma bem feito, né?

Cronograma capilar: Etapas

Pra começo de conversa, o cronograma capilar é uma espécie de \”agenda\”, um plano de tratamento para os fios que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, sanando, assim, as necessidades do cabelo.

E atende, já que ele se propóe a repor tudo o que o cabelo precisa, \”atacando\” por todos os lados. 

Tá, mas como isso é possível? Entender a composição do cabelo ajuda a mensurar o poder do cronograma:

  • O cabelo contém basicamente 90% (em média) de queratina, uma proteína composta por 18 aminoácidos em sua estrutura. Aqui entra a etapa de reconstrução.  
  • 8% do fio de cabelo é composto por de lipídeos, água, glicogênio, pentoses e ácido glutâmico. Aqui estamos falando de hidratação e nutrição. 
  • 2% de minerais.

O que cada etapa faz?

Hidratação: Repõe água, umidade, combatendo o ressecamento, trazendo maciez e maleabilidade.

Nutrição: repõe lipídeos, óleos, o que atua no ressecamento extremo, na retenção da hidratação, combate ao frizz, porosidade, dentre outras coisas.

Reconstrução: garante o aporte de proteínas e aminoácidos, atuando no fortalecimento, combate a quebra, elasticidade e fragilidade dos fios.

Ativos de cada etapa

Agora que você já sabe o que cada etapa faz, vamos aprender quais os ativos principais de cada uma delas?

Ativos da hidratação

Ácido hialurônico, extratos vegetais, pantenol, glicerina, aloe vera, vitaminas, sacarose e/ou derivados de açúcar, e proteínas como elastina, colágeno, proteína de aveia, arroz, soja, milho, dentre outras.

E sim, existem proteínas que também atuam na hidratação e não só na reconstrução, tá?Assim como também existem óleos de ação hidratante.

Vale lembrar que essa é uma lista exemplificativa, já que existem dezenas de outros ativos e seria impossível listar todos.

Indicação de máscaras hidratantes: a Máscara + Hidra é predominantemente hidratante, com alta retenção de hidratação, assim como a Máscara Antiqueda Jaborandi.

Ativos da nutrição

Ceramidas, manteiga de karité, tutano, manteiga de murumuru, de cacau, de cupuaçu, de abacate e macadâmica, e todos os óleos vegetais, por exemplo. 

Em regra, óleos e manteigas vegetais possuem ação predominantemente nutritiva.

Indicação de máscaras nutritivas: para nutrição profunda a Máscara Tutano é minha primeira escolha, seguida da Máscara Umectante de Coco e, para cabelos com alto nível de porosidade, a Máscara de Mel.

Ativos da Reconstrução

Queratina, cisteína, arginina, colágeno, aminoácidos do trigo, proteína de milho, arroz, seda, soja, etc.

Indicação de máscaras reconstrutoras: aqui lançamos mão de duas máscaras super poderosas e bem equilibradas, a Máscara Queravit e a Máscara Resgate, sem esquecermos da Queratina Líquida e do Mega Spray Queravit.

Com essas dicas você consegue montar um excelente cronograma capilar, do tipo que salva cabelo!

Beijos,

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, ...