Naturalmente Bonita

Como Facilitar a Transição Capilar

Oie gente! Aqui quem fala é a Sarah, uma cacheada que já passou por 4 transições capilares, uma transição por chapinha, uma por química alisante, duas por mudanças hormonais. E eu quero dar algumas dicas pra vocês do que pode facilitar todo esse processo de transição. 

A transição começa quando você decide deixar seu cabelo natural, para de fazer aquilo que mudava a curvatura dele, como chapinha, escova, progressiva ou qualquer outro tipo e química que altere a curvatura. Nesse momento a raiz começa a crescer em uma textura diferente do restante do cabelo, e o grande desafio da transição é justamente lidar com duas texturas, a alisada, que não define e não cacheia, e a sua textura natural que está crescendo, que já tem mais volume, mais curvatura. 

Minha dica principal é cuidar desse cabelo que está crescendo. Usar tônicos, shampoos que estimulam o crescimento e conforme o cabelo vai crescendo usar máscaras de tratamento mais nutritivas e voltadas para os cachos ajuda muito! E na hora de finalizar, um bom gel com fixação pode te ajudar muito a driblar a falta de curvatura da parte alisada.

PRODUTOS QUE INDICO

Para tratar o cabelo novo que está nascendo:

Extrato de Jaborandi: Um tônico que ativa a circulação do couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável, nutre os fios e evita a queda. Você pode usar 3x na semana antes de lavar os cabelos. 

Shampoo Jaborandi: Com a mesma proposta do tônico, ajuda no crescimento e evita a queda. É um shampoo hidratante, que não resseca e mantém o couro cabeludo saudável. 

Linha Cachos Babosa e Macadâmia: É uma linha toda desenvolvida para cabelos cacheados, com uma formulação hidratante e nutritiva, com Macadâmia e Babosa. A máscara dessa linha é maravilhosa para usar em todas as lavagens do cabelo pra manter os fios mais saudáveis na transição capilar. Mesmo que a parte alisada seja cortada depois, já é interessante criar uma rotina de cuidados conforme a parte natural vai crescendo. 

Linha Crespos Rosa Mosqueta: Se sua curvatura natural for mais crespa, a linha Crespos Rosa Mosqueta é perfeita pra você. Ela tem uma composição nutritiva e reconstrutora, que diferente da linha Cachos, é um pouco mais pesada e traz mais força para os fios crespos, que são naturalmente mais frágeis. 

Para finalizar:

Finalizador Cachos: Esse finalizador é do tipo leve, mas que define. Não deixa o cabelo pesado e ajuda muito a manter a hidratação nos fios. Mesmo que a parte alisada não tenha definição, é importante ir aprendendo as finalizações pra quando seu cabelo estiver todo natural E existem muitas texturizações e truques que dá pra fazer durante a transição para disfarçar as duas texturas.

Gelatina Cachos: Essa gelatina traz um pouco mais de definição e brilho aos cachos do que o finalizador da mesma linha. Gelatinas na transição são ótimas aliadas porque normalmente elas têm uma capacidade maior de segurar os cachos do que o creme de pentear.

Tanogel Fixação Forte: Esse é o produto que salvou a minha última transição capilar! Ele é um gel com alta fixação, muito versátil pra quem está em transição capilar porque define e segura muito a definição. Ele é ótimo para fazer texturizações como dedoliss, bigudin, twists, e também para penteados que facilitam muito nossa vida na transição. Se tem um produto que tem que ter, é ele!

Espero que tenham gostado das dicas!
Um beijo

Sarah Oliveira

A Sah é mineira de Poços de Caldas e agrega ao time as cacheadas 2C-3A com muita personalidade, empoderamento feminino e dicas imperdíveis.