Naturalmente Bonita

Tamarindo é tudo de bom

Ele não é 8 ou 80, mas nota 10. Também não é azedo ou doce, mas precioso. Tão pouco da África ou da Ásia, mas do mundo. O tamarindo é tudo isso e muito mais. É um fruto conhecido, muito consumido e que tem muito a oferecer.

Viajamos da savana ao Ganges e descobrimos que por trás de um suco gelado ou de uma geleia vistosa, se esconde um dos frutos mais completos e importantes para nossa saúde.

tamarindo1

Prepare-se para conhecer tudo sobre o tamarindo e se apaixonar.

1 – MITOS, VERDADES E NOVIDADES TROPICAIS

ÁFRICA UNITED – O tamarindo brotou das savanas africanas. Os frutos veem de uma árvore forte e de grande porte que pode medir até 30 metros em sua fase adulta. A folhagem da árvore é volumosa, os galhos são longos e os frutos nascem em cachos.

tamarindo2

HARE HARE KRISHNA – Tamarindo, literalmente significa Tâmara da Índia. Coincidência, canto hare krishna ou força do destino fazem da Índia o país que mais produz e um dos que mais consomem tamarindo no mundo.

BAIÃO DE UM SÓ – O fruto precisa de clima quente e seco para se desenvolver. Por isso, regiões com clima tropical e sub-tropical são ideais. No Brasil. É consumido principalmente no Norte e no Nordeste.

tamarindo3

TAMARINDO LINDO – Tem o formato diferente, a casca seca assemelha-se a uma vagem tropical e marrom.

ESSA FRUTA É VERDURA – O tamarindo é conhecido como fruta, mas possui a estrutura de uma vagem e por isso, é classificado como leguminosa.

2 – TAMARINDO TÁ MARAVILHOSO

NUTRICIONISTAS AMAM E VOCÊ VAI ADORAR – Ele é um alimento completo. Possui potássio, cálcio, fibra dietética, fósforo, manganês, vitaminas A, B1, B2 e C.  Na polpa da fruta encontramos ácido málico, tartárico e cítrico. Pode ser armazenado em casa por mais tempo, desde que esteja com casca.

tamarindo4

SAÚDE DE FERRO – Ele possui propriedades que podem prevenir, controlar e estabilizar várias doenças. Tem a capacidade de reduzir a inflamação de todo o corpo e melhorar a saúde dos olhos. É muito bem-vindo para auxiliar a digestão, circulação e diabetes. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, cuida dos sistema cardíaco e imunológico. É conhecido por ajudar a perder peso e por regular o intestino.

3 – ANOTA MENINA

Cada fruto possui em média de 1 a 10 sementes. Retirar a polpa é simples e fazer várias receitas gostosas e diferentes é moleza. Acorda e anota menina!

CURIOSIDADE SAINDO DO FORNO – A semente possui um germe que é usado para fazer goma de tamarindo, muito utilizada na culinária japonesa. As flores e as folhas são ingredientes para saladas e sopas.

PARA A PRISÃO DE VENTRE SE RENDER – Para fazer um suco, use 100 gramas de polpa de tamarindo, 2 copos de água, 2 limões e mel. Coloque o caldo dos limões e o restante dos ingredientes no liquidificador, bata os ingredientes e beba com gosto. O ideal é ingerir 2 copos do suco por dia.

tamarindo5

PARA DESCER COLESTEROL NAS ALTURAS – Para fazer um chá e baixar de vez o colesterol, use folhas de tamarindo e 300 ml de água. Coloque as folhas e a água para ferver por 3 minutos, desligue o fogo e deixe em repouso por 10 minutos. O chá pode ser consumido 3 vezes ao dia.

tamarindo6

BOM PRA TUDO – A água de tamarindo faz bem para todo o organismo. Separe 200 gramas de tamarindo, 1 litro e meio de água, 2 limões, 2 colheres de sopa de cominho em pó, 3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, 1 colher de chá de hortelã e mel. Ferva o tamarindo em meio litro de água por 15 minutos. Separe a polpa, adicione todos os ingredientes e misture. Deixe descansar por 20 minutos. Filtre com um tecido branco de fio. Misture em 1 litro de água e acrescente o caldo de 2 limões.

tamarindo7

4 – CAMINHO DAS ÍNDIAS

O tamarindo é um ingrediente muito utilizado na culinária indiana. Em homenagem a tâmara da índia, aprenda uma típica receita: a chutney de tamarindo. Um molho para comer com chamuças, ou seja, um pastel com formato triangular.

Separe 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo, 5 colheres de sopa de água, 1 colher de chá de chili em pó, 1/2 colher de chá de gengibre em pó, 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de chá de açúcar e folhas de coentros.

Para fazer é necessário seguir os passos corretamente. 1 – Coloque a pasta de tamarindo em uma tigela.  2 – Aos poucos, coloque água na tigela até que a mistura fique líquida e com boa textura. 3 – Adicione chili, gengibre e mecha bem. 4 – Acrescente sal, açúcar e misture.

tamarindo8

Para servir, transfira o Chutney para uma travessa e salpique com coentros. Além de chamuças, o prato pode ser acompanhado com pão naan ou naan peshwari.

5 – PARA O CABELO NÃO TEM IGUAL

Além de oferecer diversos benefícios à saúde, é um poderoso protetor solar que hidrata e protege os fios dos raios UV.

Esse fruto é uma especiaria que está presente na fórmula do Realinhamento Capilar da Bio Extratus. Lançamento da marca que oferece um alisamento progressivo, livre de formol e ácido glioxílico. Os produtos possuem um blend exclusivo que reduz o volume, elimina o frizz, dá brilho e movimento aos cabelos. Além disto, por ser um tratamento suave, ele mantém a força e a elasticidade dos fios.

tamarindo9

O tamarindo é um fruto dos deuses africanos, indianos e brasileiros. Completo e com toda a sua graça nos oferece o melhor. É, simplesmente, tudo de bom.

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *