Naturalmente Bonita

Pontas duplas, e agora?

Por Ana Carvalho

Sol, piscina, secador, química, chapinha, tudo isso, com o tempo, vai degradando as camadas dos cabelos. Criando  o que chamamos de pontas duplas.
Nosso cabelo é dividido em três partes: A medula, que fica no interior do fio, é a responsável por distribuir os minerais e nutrientes para toda a extensão dos cabelos. O córtex, que dá força e elasticidade aos fios,  fica no centro. Por último, a cutícula, que é a parte externa, composta por escamas sobrepostas. Essa é a parte do cabelo que a gente vê.
As pontas duplas acontecem quando os cabelos estão ressecados, e os nutrientes necessários não chegam até as pontas dos  fios.  As escamas, na camada mais externa, ficam abertas; com isso o cabelo pode “rasgar” em dois ou mais fios, ficando com pontas múltiplas que o deixam com uma aparência péssima.

Pontas duplas em alta resolução.

Tratamento:

O melhor tratamento é a prevenção. Procure hidratar seus cabelos de uma  a duas vezes por semana. Não entre na piscina sem um produto específico para cabelos  que contenha protetor solar. Use protetores térmicos também na hora da escova e chapinha. O silicone de cabelo é essencial, ele mantém as cutículas unidas.
Se seus cabelos já estão com pontas duplas, o ideal é uma cauterização profissional. Nesse processo,  as cutículas capilares são coladas com queratina.  Uma opção caseira é  aplicar a queratina líquida nos fios antes da chapinha. O calor faz com que ela entre nos fios, deixando-os mais fortes. Se for muito grave, o jeito é cortar. E cuidar para que não aconteça novamente.

Produtos indicados:

1-     Cristal Líquido com protetor solar – Ideal para usar antes de entrar na piscina ou ir à praia. Protege os cabelos da ação do sol e do cloro.

2-     Queratina – Aplicar uma vez por semana antes da chapinha, deixa as cutículas dos fios mais unidas e os cabelos mais fortes.

3-     Banho de Creme com Tutano – Tutano é ótimo para recuperar os fios danificados e deixa-los cheios de brilho e vida.

4-     Finalizador Termoprotetor – Para usar antes da escova e chapinha. Ele protege os fios da ação degradante do calor.

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

3 Comments

  1. Ana Raquel Morais

    19 jan at 12:10

    Dicas muito bacanas, e bons produtos para cuidar dos cabelos. Adorei!!!

    Reply
  2. Marven

    1 mar at 5:26

    Mesmo os que n o coaoclm Cloreto de S dio da composi o na embalagem, tem cloreto de s dio? Nossa, pior do que eu pensava ent o. Porque al m de terem o sal “lauril sulfato de s dio” eles ainda tem cloreto de s dio escondido? Que loucura, muita engana o Eles deveriam ser proibidos de colocar “Sem Sal” no r tulo, isso sim! Mas, esses produtos que eu indiquei n o tem o “Lauril sulfato de s dio”, alguns tem s o “Cloreto de S dio”, e esse ltimo n o faz muito diferen a para os fios, sabe? Ele respons vel somente pela espuma e pelo “corpo” da subst ncia. Reply:julho 22nd, 2010 at 10:36 pmJ amanh eu vejo direitinho com a In s que trabalha comigo (ela que criou a linha da Phytoervas e trouxe esse conceito do “sem sal”) sobre essa quantidade, se mito ou real. Acho que rende outro bom post hein? rs Reply:julho 22nd, 2010 at 10:36 pmJ amanh eu vejo direitinho com a In s que trabalha comigo (ela que criou a linha da Phytoervas e trouxe esse conceito do “sem sal”) sobre essa quantidade, se mito ou real. Acho que rende outro bom post hein? rs

    Reply
  3. Narumi

    1 mar at 5:56

    Mas o spmhaoo sem o Lauril Sulfato de S dio ainda limpa o cabelo? Reply:julho 26th, 2010 at 1:56 pmLimpa sim porque as marcas usam outras subst ncias “limpantes” menos agressivas na f rmula! Como eu disse, tenho ra z bem oleosa e mesmo assim o cabelo fica limpinho e soltinho Reply:julho 26th, 2010 at 1:56 pmLimpa sim porque as marcas usam outras subst ncias “limpantes” menos agressivas na f rmula! Como eu disse, tenho ra z bem oleosa e mesmo assim o cabelo fica limpinho e soltinho

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *