Naturalmente Bonita

Os Benefícios do Mel e do Própolis

 

O Mel é um produto milenar, que vem acompanhando varias gerações. A sua avó, com certeza te falava sobre alguma receita de algum remédio antiinflamatório com mel na composição, e acredite funciona mesmo! Muitos dos benefícios dele já foram comprovados cientificamente através de pesquisas cientificas, e hoje vou contar um pouco sobre esses benefícios, como isso funciona no nosso corpo e como utilizar esses produtos.

Como o mel é produzido?

O mel é obtido através do néctar das flores e de excreções das abelhas. É uma substância adocicada, de consistência viscosa, recolhido pelas abelhas com a glossa (a língua delas), armazenado na vesícula melífera (conhecido como papo) e digerido pelas enzimas da saliva. Depois que as abelhas recolhem o néctar elas retornam à colmeia e o transferem para o ”papo” de outra abelha, que transfere para outra, que transfere para outra, assim por diante, como um trabalho de equipe mesmo.

A cada passagem o néctar vai sofrendo mais ações enzimáticas e perdendo água da sua composição até que esse néctar se torne o mel, que é depositado em pequenas células de cera, chamadas de alvéolos no interior das colmeias.

Conhecendo o própolis

Própolis é uma palavra de origem grega pró (defesa) + polis (cidade), que provavelmente faz referência à “defesa da cidade” (no caso, colmeia). Ele é obtido também pelas abelhas, mas através das resinas retiradas de secreções de principalmente de árvores, que para se protegerem após uma quebra de galho criam um produto natural conhecida como seiva, com poder bactericida, as abelhas reprocessam essa seiva, misturando ela com a cera, pólen e gorduras.

O própolis é fundamental na higienização do interior da colmeia, assim como na vedação de aberturas externas, eliminação de espaços indesejáveis e, para a renovação constante de película protetora nos favos de postura e depósito de alimentos.

Além disso, já é comprovado por pesquisas científicas que o própolis possui em sua composição inúmeras substâncias que limitam o crescimento de micro-organismos, prevenindo o aparecimento de doenças na colmeia.

Benefícios para a saúde

Como alimento o mel conta com ação antioxidante e prebiótica, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos no nosso intestino. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia. Também é fonte de potássio e outros minerais como magnésio e fósforo. Nesse caso o consumo não é adequado para pessoas com dietas com restrições de açucares, como no caso da Diabetes.

No caso do própolis ele é bem conhecido para aliviar dores de garganta, existem alguns estudos da década de 90 que mostraram que o própolis possui substancias que combatem bactérias responsáveis por doenças inflamatórias.

Mel e Própolis em cosméticos

Cosméticos o mel na sua composição fazem maravilhas para a pele, agindo como hidratante natural, ajudando a previnir a pele seca, com propriedades anti bacterianas e anti fúngicas. Também pode ser utilizado para tratamentos de queimaduras e feridas na pele.

Por conter propriedades antioxidantes tanto o mel quanto o própolis também podem ser um aliados no combate ao envelhecimento.

O Propomel

O propomel é nossa pomada dermo ativa hidratante que tem função de suavizar, proteger e age para combater irritações da pele, principalmente pés e lábios. Seus ativos principais são o extrato de própolis e o mel, ideal para quando você tem algum ressecamento na pele e também pode ser utilizada como pós-barba para evitar irritações na pele.

O propomel é um queridinho por todo mundo que usa, porque serve para muitas coisas, sabe quando você queima o dedo com a chapinha de cabelo e não quer deixar formar uma bolha? Minha dica é sempre aplicar um pouco de propomel no lugar algumas vezes ao dia, os resultados são incriveis, vale a pena sempre ter um na bolsa.

Agora que você sabe os benefícios do própolis e do mel não da para deixar de utilizar de alguma maneira no seu dia a dia, espero que tenham gostado da dica. E para mais conteúdos sobre esses assuntos vocês podem clicar AQUI e conferir outros textos que escrevi para vocês.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *