Naturalmente Bonita

Novembro Azul

azul1

Depois do mês de outubro ter se destacado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a vez agora é dos homens. Novembro, é o mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi o escolhido por ter o dia 17 como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com idade acima de 65 anos. Diagnosticado e tratado no início, tem riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer.

Prevenção

Seguir uma rica dieta em legumes, grãos, cereais, verduras e frutas e com menos gordura, principalmente as de origem anima, ajuda a diminuir o risco do câncer. Além de ser recomendado pelo menos 40 minutos diários de atividade física, diminuir o consumo de álcool e manter o peso e não fumar.

A partir dos 50 anos os homens devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas que são mais comuns to tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. É importante ressaltar a importância de um acompanhamento médico, principalmente para quem tem um histórico familiar da doença, que indicará os exames necessários.

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *