Naturalmente Bonita

Natal Consciente: Mais Presença, Menos Presente

Paz, amor e harmonia. Esse é o verdadeiro significado do Natal. Será que ele combina com o consumo desenfreado para a troca de presentes e com os tradicionais exageros alimentares das comemorações?

natal

.

Esse post é para repensarmos o hábito de presentear as pessoas amadas no Natal e, como vegana, também proponho a reflexão sobre o aumento expressivo, que ocorre nessa época do ano, no cruel abate de animais como o frango (chester), o peru e o porco (tender), que são servidos como comida, na Ceia Natalina, já que, na visão da nossa sociedade, não merecem o mesmo amor, compaixão e empatia destinado aos cães, aos gatos e aos outros pets.

Veja, neste vídeo, a gratidão e o carinho demonstrados, por um peru, salvo do abate.

Nesse Natal, reflita: animais tem o direito à vida, por que devem virar comida?

via GIPHY

 

Para quem já considera ampliar a alimentação uma possibilidade, uma pesquisa rápida na internet retorna inúmeras receitas veganas deliciosas para o Natal e para o dia a dia. É necessário refletir sobre como os nossos hábitos alimentares, especialmente nessa época do ano, afetam a nossa própria saúde e o mundo. Por que consideramos normal, saudável e aceitável engordar entre o Natal e o Ano Novo? Será que podemos fazer algo diferente?

Pensando em como inovar na maneira de presentear as pessoas que amo e em ter um final de ano mais consciente, econômico, significativo e mais alinhado com os meus valores, resolvi presentear as pessoas queridas de uma forma diferente, em 2018.

Todos os anos faço uma limpeza geral no meu armário e desapego principalmente de roupas que não usei nos últimos meses. Esse ano, porém, o processo tem sido mais profundo, pois entendi que além de roupas, há outras coisas acumuladas no meu quarto e que não tem a menor utilidade.

via GIPHY

Livros, cds e dvds (eu ainda sou da época em que se colecionavam esses itens), postais – que comprei para presentear e que ficaram esquecidos – enfim, comecei uma profunda limpeza no meu quarto e na minha vida. Estou vivendo um momento de desapegar de tudo que é supérfluo e de ficar apenas com o que é essencial.

via GIPHY

Sinto que preciso de novos ares e de liberar mais espaço para que o novo se manifeste. Não me considero uma acumuladora, mas estou chocada com a quantidade de coisas, além das roupas, que é possível acumular, em apenas um ano.

Entre as arrumações e pilhas de sacolas e até de malas que foram se formando ao meu redor, lembrei de algumas pessoas.

Essa argila rosa novinha, que nunca usei, seria perfeita para a minha amiga Clícia, que tem a pele sensível”.

Essa linda caixa, cheia de postais, é a cara da Lo, minha amiga artista, que vai amar receber este presente.

Esse casaco é perfeito para a minha mãe. – Mãe separei algo para você, quer vir buscar agora?” (ela amou o presente e não precisei esperar o Natal para entregar)

E assim fui separando algumas coisas e formando a ideia do que serão os meus presentes de Natal esse ano. Acreditem, encontrei até papéis de presente e sacolas e sequer precisarei comprar embalagens.

Em meio a arrumação, tem tanta roupa boa e incrível, que não combina mais com o meu estilo, que resolvi montar um bazar no Instagram. Mas vender por vender não fazia sentido, então decidi destinar parte do valor arrecadado para um projeto social que sempre quis ajudar, o Cantinho do Chiquinho, liderado pela querida Camila Teixeira, que já resgatou e encontrou um lar para mais de 100 animais, em situação de vulnerabilidade. Para acompanhar os meus desapegos, sigam o perfil Bauzar de Natal no Instagram.

Há muitas formas de fazermos o bem, não só no Natal, mas o ano todo. Por isso e, para manter o meu propósito de ajudar mais os animais e de ter uma vida minimalista, vou manter a conta no ar, ao longo do ano. Confiram no meu Instagram, os destaques “Lojinha”.

Sou grata por despertar cada vez mais que a gente precisa de pouco para ser feliz. E que o que temos sobrando deve ser compartilhado. Acredito que quando a gente faz o bem, ele se multiplica e volta pra gente. Espero que essas reflexões e ideias inspirem vocês a enxergar a abundância que já existe e que os presentes, muitas vezes, são de graça.

Desejo um lindo Natal e um próspero 2019 a todos! Gratidão pela parceria e pela companhia, em 2018!

Beijo!

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas em 2008 e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo Brasil (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas em 2008 e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo Brasil (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

Nanda Cury

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas em 2008 e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo Brasil (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *