Naturalmente Bonita

Metalizado na Moda! Oito Dicas Fáceis de Como Usar

Para nós, brasileiras, brilho não é novidade: a gente adora usar e até sente falta quando não tem alguma coisa reluzente no look, né? Por isso, acredito que, pra nós, é bem fácil aderir a essa tendência que vem ganhando o gosto das pessoas no mundo inteiro: o uso de itens metalizados.

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_capa

Forte aposta para este e para os próximos meses, o brilho “limpo”, com superfície lisa, conhecido como specchio (em português, espelhado), vem ganhando mais e mais adeptas – mas é claro que, nessa mesma trilha, também há espaço para outras texturas como glitter, paetês, lurex, lamê…

Com muita força nos acessórios, principalmente em sapatos e bolsas, é possível encontrar propostas metalizadas também em cintos, bijuterias, roupas, esmaltes e maquiagens, inclusive, em batons.

Em tons inspirados em metais, as cores mais queridas – e fashionistas – da vez são (nessa ordem) prata, rosé, cobre, chumbo , ocre e, em menor escala, dourado, assim como os tons fantasia de pink, azul, vermelho, verde). Aliás, se você quer montar o look mais atualizado de todos, aposte sem medo no prateado, que ganhou o coração de estilistas, fashionistas e, principalmente, da moda de rua.

Mas como usar esse brilho todo em uma composição sem deixá-la carregada demais? Separei oito dicas super fáceis de aplicar no dia a dia e que são garantia de sucesso para seu look. Olha só:

  1. Pra não pesar: se você ainda se sente insegura em usar metalizados em geral, escolha apenas uma peça metalizada e, assim, somente existirá um pontos de atenção em seu look. Se você optar por uma composição monocromática ou em tom sobre tom, a chance de funcionar é ainda maior.

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_1

  1. Par perfeito: adicionar uma peça metalizada a outras de tons neutros, como preto, branco, cinza, marinho e bege é uma solução sofisticada para um look de sucesso. Pode ter certeza, sempre dá certo.

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_2

  1. Sem medo das cores: usar um item metalizado, combinado a peças coloridas, pode tornar o look muito descolado. Pra isso, preste atenção na escolha das cores, que devem combinar entre si, deixando o resultado bem mais harmonioso.

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_3

  1. Mistura de texturas: o metalizado, por si só, já pode ser considerado uma textura marcante, mas você querer deixar seu look ainda mais interessante, adicionando mais uma peça texturizada, como renda, couro, tricô, peles falsas, jeans…

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_4

  1. Amor pelas estampas: como as peças metalizadas geralmente são lisas, elas sempre funcionam com peças estampadas. Para quem quer um look mais romântico, a pedida certa são estampas florais, que oferecem um toque de feminilidade; pra quem busca uma inspiração mais moderna, a aposta fica por conta de grafismos e padronagens, como listras, poás, zigue-zague, etc.

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_5

  1. Sem exageros: se, para você, usar uma peça de roupa metalizada é um exagero, mas mesmo assim quer aderir a essa tendência, comece usando acessórios metalizados, que vão atualizar o look, como sapatos – amo os oxfords prata! – bolsas, bijuterias, lenços e, para as mais discretas – esmaltes!

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_6

  1. Despojada & cool: se você é do tipo que não tem medo de ousar e que adora uma novidade, o jeito mais bacana de deixar seu look bem atual é juntar o item metalizado a peças despojadas, como moletom, tênis, mochila, jaqueta de patches… opções não faltam!

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_7

  1. Mistura de metalizados: uma dúvida que muitas pessoas têm é se é possível misturar os tons metalizados, ou seja, se colocar uma jaqueta dourada, dá usar uma bijuteria prateada? Claro, gente! Sem medo! É claro que, nessa hora, seu melhor amigo será o espelho. Por isso, olhe sua imagem e a composição total – incluindo bolsas e óculos de sol, por exemplo – e veja se o conjunto ficou harmonioso. Se achar que alguma coisa não orna, substitua. Para as mais fashionistas ou para quem gosta de arriscar, bons looks podem sair da junção de uma saia prateada e de um belo sapato em tom rosé. Experimente!

Coluna Bio Extratus_O Avesso da Moda_Metalizado como usar_8

Como sempre gosto de falar – e terminar meus textos – no final das contas, o mais importante é usar o que você se sente bem e o que combina com seu jeito de ser. Se uma tendência não é sua cara, deixa-a pra lá. Agora, se ela ganhou seu coração, não tenha medo de se jogar! A moda, antes de tudo, deve existir pra gente se divertir!

Referência das imagens: Coach, Michael Kors, Ellus, Chanel, Reinaldo Louurenço, Glória Coelho, They all hate us, Glam Radar, Garance Doré, Styles Weekly, És lá moda, WWD, WWW, StyleCaster, Style Du Monde, Ecstasy Model, Daily Mail, PopSugar, Elle, Asos, Viva Luxury, Levo, leseclaireuses, Marcy Swingle, Front Row Fashion, Fashion for Ladies, lookdepernille, Freedly,

 

 

Mirian Herrera

É consultora de moda, coolhunter e personal stylist formada em Propaganda & Marketing pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em moda pelo Studio Berçot (Paris) e pelo SENAC-SP. Como p...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *