Naturalmente Bonita

Melhor forma de alisar cabelos crespos e ondulados.

Por Ana Carvalho

Vários salões e produtos prometem alisar cabelos ondulados e crespos. Muitas mulheres tem dúvidas quanto a esse tipo de procedimento.

Hoje vamos conhecer melhor as formas de se alisar o cabelo, prós e contras.

 Relaxamento Químico

É o alisamento formulado à base de hidróxido de sódio ou tioglicolato de amônia, precisam ser aplicados com muito cuidado para não danificar os fios. Nesse processo, é recomendável não escovar os cabelos durante pelo menos três dias.

Se você quer apenas diminuir o volume do seu cabelo, soltar um pouco os cachos e ganhar movimento, opte pelo relaxamento. O processo é idêntico ao do alisamento químico e é feito com os mesmos produtos. A diferença é que o tempo de ação dos produtos nos cabelos é reduzido pela metade, o que torna

o processo menos agressivo aos fios, além de resultar numa aparência mais natural.

O relaxamento exige retoques a cada 45 ou 60 dias e deve ser feito apenas na raiz para não ressecar ainda mais os fios. Ele não é indicado para cabelos tingidos ou descoloridos.

Embora os produtos utilizados no alisamento e no relaxamento sejam bem menos agressivos aos cabelos do que eram antigamente, redobre os cuidados na hora de escolher o profissional que irá aplicá-los e observe os seguintes cuidados:

Cuidados:

. O tempo de aplicação do produto não deve exceder o recomendado.

. Respeite o intervalo de tempo entre as reaplicações, que pode variar de 3 a 6 meses.

. Nunca faça alisamento se o seu cabelo já tiver passado por outros processamentos químicos, como tintura ou tonalizantes.

. Exija a realização de uma prova de toque antes de aplicar o produto, para verificar se a sua pele é sensível aos componentes químicos.

. Vá ao salão sem lavar os cabelos, pois a oleosidade protege e lubrifica os fios que irão receber os produtos químicos.

. Procure lavar os cabelos com xampus e condicionadores próprios para cabelos quimicamente processados.

. Pelo menos uma vez por semana dê banhos de creme hidratante para cabelos e, a cada 15 dias, aplique uma máscara de tratamento profundo nos fios.

Escova Progressiva

Recondicionamento térmico, alisamento japonês, chapinha japonesa, retexturização ou escova definitiva são os diversos nomes da técnica de alisamento de cabelos que oferece às mulheres a chance de realizar o sonho de manter os cabelos lisos por mais tempo.

A técnica tem algumas restrições: não é indicada para cabelos muito crespos, cabelos descoloridos, com mechas claras, com permanente ou que passaram por relaxamento. Regra geral: os fios precisam estar pelo menos seis meses sem receber qualquer química.

Antes de tudo, é obrigatório realizar um teste prévio para determinar se o fio possui resistência para ser submetido à retexturização. Em seguida, os cabelos são lavados e hidratados. Com os fios ainda molhados, eles recebem por cerca de uma hora cremes à base de queratina e colágeno, que abrem as escamas de proteção dos fios e agem na estrutura capilar. Por três dias os cabelos não podem ser lavados, presos ou modelados, pois podem ficar marcados ou se romper. Após esse período, volta-se ao salão para uma nova hidratação e, a partir daí, fica-se livre de escovas, secadores e outros processos de modelagem. O resultado é a aparência de um cabelo que acabou de ser escovado, com brilho e maciez.

Pós Química

Seja qual for o alisamento escolhido é importante o tratamento, para que os fios fiquem com aparência natural e não com aspecto de alisados. É importante também para manter a força dos frios que ficam fragilizados após química ou tintura.

Os especialistas recomendam a utilização de shampoos com proteínas, condicionadores de reconstrução com silicone, cremes hidratantes com queratina, neutralizantes de produtos químicos, cremes para enxágüe e finalizadores.

Mitos e verdades sobre alisamentos:

É comum cair cabelo após o alisamento.

Verdade! se o produto ficar tempo de mais nos fios, se o cabelo for fino eu já estiver com química as chances do cabelo quebrar são enormes.

Mulheres grávidas não podem fazer alisamento.

Verdade! Alguns produtos químicos podem ser inalados pela grávida que podem fazer mal ao bebê.

A Anvisa libera o formol em concentrações de até 0,2%,quantidade suficiente para alisar.

Mito! A concentração liberada não é suficiente para alterar a estrutura do fio, só serve como conservante para o produto. Para alisamentos, é preciso ao menos 4%

Não é possível ter fios alisados e coloridos.

Mito! É possível ter cabelos tinjidos e alisados. É indicado porém que não se façam os 2 procedimentos no mesmo dia. Dê um intervalo de pelo menos 15 dias.

O alisamento dura pra sempre.

Mito! Se o alisamento for via progressiva, ele dura por 3 meses, se for por creme alisante dura 6 meses.

As escovas progressivas sem química não alisam completamente.

Verdade! Frutas, chocolate, leite e cana-de-açúcar não são capazes de mudar a estrutura do fio, ou seja, alisar o cabelo. Essas técnicas nada mais são que um tratamento intensivo dos fios para repor a queratina perdida, o que confere um aspecto liso e doma o volume. Mas para alisar de verdade as ondas, só com química mesmo

 

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

51 Comments

  1. Anny

    5 jul at 8:16

    Esse post está muito informativo, parabéns! Gosto muito de estar informada acerca de novas técnicas e/ou produtos para mudar a aparência dos fios e tratar eles… No entanto, pessoalmente nunca apliquei qualquer químico em meus cabelos, porque acho que esses produtos sempre interferem com a estrutura natural dos fios, acabando por danificar eles. A única coisa que eu faço é passar minha chapinha karmin g3 pro, que me permite ter o cabelo liso, ondulado ou cacheado sem ter que ir no salão e gastar dinheiro para mudar de visual. Em minha opinião, compensa muito mais investir numa chapinha de qualidade, como é o caso da karmin, que é feita em cerâmica e turmalina, do que gastar uma fortuna em alisamentos que, passados semanas ou meses, já desapareceram, obrigando a repetir a dose. Se ouver aqui leitoras que partilhem de minha opinião, e que queiram conhecer minha chapinha, podem ver aqui http://www.beyas.com.br/karmin-g3-salon-pro-chapinha-profissional-100-pura-turmalina-ceramica.html Apesar de tudo isso que eu disse, devo acrescentar que fico satisfeita que haja no mercado diversas opções, porque assim há mais por onde escolher…

    Reply
  2. janete zenelatti

    10 set at 14:49

    tenho salao aqui no parana mas nao conssigo alizar cabelos afros ja tentei mas o resutado nao agrada promessas de produtos que dizen que alizan mas…… so“ dinheiro jogado fora e o nome na lama; oque devo fazer me ajude ; pois tenho grande numero de clientes com este tipo de cabelo ; ja nao sei o que usar

    Reply
    • maria

      4 maio at 23:31

      também já passei por isso,ja gastei muito dinheiro com produtos e nenhum deu o resultado que queria,apenas 1 em excessao,,,que é fabricado aki na minha cidade onde tem muito cabelo afro,me consulte,sou revendedora! [email protected]

      Reply
  3. Rosa

    18 dez at 23:52

    gosto do meu cabelo liso escorrido qual o produto vc pode me indicar pra manter liso e sem volume ja que ele naturalmente é liso e como aplicar quero fazer em casa ,eu mesma por favor me responda

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      20 dez at 20:34

      Olá Rosa,
      Pedimos que você envie sua dúvida para [email protected] , pois poderão indicar o produto mais adequado para seu tipo de cabelo.
      Obrigada pelo contato.

      Reply
      • nagila

        6 fev at 14:38

        meu cabelo é ondulado e grosso e tem muito volume quero um protudo ke diminua o volume e qe eu mesmo possa passar

        Reply
        • Naturalmente Bonita

          6 fev at 17:13

          Olá Nagila,
          Sem avaliar seus cabelos é difícil indicar um produto que você possa usar sozinha em casa…Peça o auxílio de um profissional para ajudá-la a selecionar o produto mais adequado.

          Reply
        • maria

          4 maio at 23:33

          me consulte,sou revendedora há mais de 10 anos,e o produto que vendo é fabricado aqui na minha cidade e tem registro na anvisa,,resultado 100% em cabelos super afros!!
          [email protected]

          Reply
  4. paloma alves

    28 dez at 12:58

    essa pesquisa vai me ajudar bastante……………..
    por que o meu cabelo é muito fino e fraco

    Reply
  5. Andréa Martins

    31 dez at 9:22

    Bom dia.

    O ano terminou e eu infelizmente não obtive um bom alisamento para o meu cabelo.

    Tenho um cabelo crespo daqueles: Rebeldes e difícil de alisar.
    Sempre comprei os melhores produtos… Mas infelizmente… não encontrei ainda uma profissional. Digo, que fico de galho em galho; de porta em porta e nada acontece!
    Peço ajuda.
    Não tenho um bom produto para alisamento.

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      31 dez at 9:37

      Olá Andréa,
      Pela sua descrição somente um profissional vai poder indicar o melhor procedimento e os produtos adequados.
      Desejamos muita sorte em 2013!

      Reply
  6. Dayanny

    9 jan at 11:49

    Olá eu queria muito tirar uma dúvida,meu cabelo e totalmente virgem nunca usei química, apenas chapinha e nada mais,e um crespo fino eu queria muito realizar um processo mais que não agrida muito meu cabelo,apenas que reduzisse o volume e que parecesse natural.o relaxamento e recomendável? mim ajudem por favor!!! obrigado…

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      10 jan at 19:27

      Oi Dayanny,
      Mesmo o relaxamento mais suave é um processo químico que altera a estrutura do fio, e a infinidade de produtos que podem ser usados dificulta uma indicação sem ver o seu cabelo. O mais seguro é consultar um profissional cabeleireiro que pode analisar seus fios e indicar o melhor procedimento.

      Reply
  7. danielle

    19 jan at 8:19

    jente o meu e super dificil

    Reply
    • karine

      22 jan at 20:00

      oi meu cbelo e crespo e eu queria comprar esses produtos como eu faço para comprar

      Reply
      • Naturalmente Bonita

        24 jan at 19:31

        Olá Karine, você encontra esses produtos em casas especializadas para profissionais cabeleireiros. Existem várias marcas e vários ativos químicos. Apenas um profissional pode te indicar o produto mais adequado de acordo com o tipo e a estrutura do seu cabelo.

        Reply
  8. Mariane

    23 jan at 13:29

    ola gente ,as aulas ja estao voltando e quero um visual novo e queria saber se fazer uma cauterizaçao e logo em seguida um relaxamento vai fazer meu cabelo cair?pois meu cabelo esta caindo demais queria saber se pode fazer relaxamento assim mesmo
    obg bjsss estou aguandando a resposta ………

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      24 jan at 19:28

      Mariane, duas químicas seguidas no cabelo só feitas por profissional, ok? Ainda mais se você está relatando queda de cabelo. Cuidado para não agravar a queda e ainda ter a quebra dos fios por causa dos procedimentos.
      Procure um profissional cabeleireiro de sua confiança que faça uma análise profunda da condição do seu cabelo.

      Reply
  9. Dayanny

    31 jan at 12:11

    Queria muito realizar um procedimento que reduzisse bastante o volume,mais o meu cabelo esta caindo muito o que eu faço?? mim de uma dica por favor!!! obrigado…

    Reply
    • Suze

      31 jan at 17:05

      Meu cabelo era ondulado quando eu tinha 11anos quando eu fiz doze anos eu pintei ele de loiro e ele era castanho depois disso ele começou a ficar cacheado crespo seco e depois eu corte ele até o ombro eu quero alisar meu cabelo mais eu quero uma dica de qual alisamento químico fazer me ajudem por favorr.

      Reply
      • Naturalmente Bonita

        31 jan at 21:38

        Olá Suze,
        Procedimentos de química devem ser avaliados pelo profissional cabeleireiro, pois ele deve analisar a condição dos seus fios para indicar o melhor procedimento!

        Reply
    • Naturalmente Bonita

      31 jan at 21:35

      Olá Dayanny, em casos de queda de cabelo é preciso consultar um profissional antes de realizar qualquer procedimento de química no cabelo, pois a queda pode ser acentuada!
      Somente o profissional cabeleireiro pode avaliar sua condição capilar e indicar ou não o uso de química.

      Reply
  10. jhosi sousa A.

    6 fev at 11:45

    Olá Gostei Das Dicas, !

    Aliso sempre meus cabelos, e eles pouco se desemvolve,
    e quebra bastante principalmente na parte da frente. o que fazer as veses entro em desespero!!

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      6 fev at 17:11

      Olá Jhosi,
      Pelo seu relato, é necessária a avaliação de um profissional cabeleireiro, já que há quebra dos fios.

      Reply
  11. edivanea

    12 fev at 12:56

    ola eu sempre alisei meu cabelo com alise tinge mas agoro vejo que ele nao resolve meus problema gostaria de um alisante que alise bem meus cabelos e fique liso bonitos e sem volume vc me recomenda alguma coisa por favor

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      12 fev at 13:06

      Olá Edivanea,
      Sem analisar a condição dos seus fios, que já possuem química, não é seguro indicar qualquer produto também para química. É necessária a avaliação de um profissional para definir qual produto será melhor para seu cabelo.

      Reply
  12. Thais

    25 fev at 12:28

    Olá, meu cabelo é todo cacheado, I só para pentear dá trabalho, tem q ser com água ou creme, pois quando penteio de um lado, e vou para o outro, Já está todo embaraçado, pq enrola na hora de tanto cacheado que é, queria ou melhorar ele na hora de pentear ( e continuar com os cachos) ou se não tiver outra alternativa Alisar, ele é bonito e tal, mas dá mt trabalho ;S pode me dá alguma dica ?

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      25 fev at 17:39

      Olá Thais,
      Para pentear o cabelo mantendo os cachos, continue usando um creme/leavein e um pente com dentes bem largos para que os cachos não sejam desfeitos.
      O creme de Silicone com Tutano é excelente para pentear e deixar nos cabelos: http://www.bioextratus.com.br/produtos/tutano/creme-de-silicone-com-tutano-e-protecao-solar.
      As linhas Nutri Cachos e Shitake também são bastante emolientes e vão deixar seu cabelo bem macio e brilhante.

      Reply
  13. Estilos de Cabelos

    18 maio at 16:31

    Muito interessante, e é sempre bom analisar os prós e contras antes de proceder qualquer coisa no visual. Embora os cabelos cresçam rápido, todas queremos deixá-los sempre lindos. Beijos, adorei o site.

    Reply
  14. Thayna

    4 jul at 20:12

    Meu cabelo é EXTREMAMENTE SECO e BEM enrolado.Estava pensando em fazer definitiva,pra ficar pelo menos 6 meses com um aspecto liso natural e parar de me dar tanto trabalho!Tenho muuuuito cabelo e estou com medo de gastar dinheiro atoa e o produto não funcionar,ou cair meu cabelo.O devo fazer?Me ajude :s

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      6 jul at 13:11

      Olá Thayna,
      O melhor a fazer é conversar com um profissional da sua confiança que possa analisar e indicar o melhor tratamento para o seu cabelo, justamente para evitar um resultado insatisfatório.
      Boa sorte!

      Reply
    • Ginecil

      15 set at 8:39

      Boa noite .Eu fiz a escova da lowel . Gostei , mas estou prdopucaea pq ne3o sei o que realmente acontee7e , a principio meu cabelo esta liso mas ne3o quero que ele fique com pontas espigadas como ocorre na escova progressiva . Este alisamento e9 definitivo ,o retoque e9 feito sf3 na raiz ou ele e9 igual essas escovas inteligente que ne3o alisam completamente e so tira o volume . Gostaria de saber se meu cabelo vai voltando ao normal aos poucos . Ne3o consegui esperar pra lavar o cabelo e acabei lavando no mesmo dia , pq o cheiro me deu dor de cabee7a . Tem problema ?

      Reply
  15. izabel

    30 jul at 18:36

    Olá meu cabelo é afro ja bastante relaxamento…e a um ano venho fazendo progressiva mais qndo eu só fazia relaxamento ele era bem melhor e agora com essa quimica de progressiva quebrou tudo que estou usando mega…tirei o mega e preciso retocar a raiz e não sei o que fazer se volto p relaxamento pq progressiva não quero mais nem saber…eu usava relaxamento skala e eu gostava e depois q comecei ir no salão acabou meu cabelo…me ajude por favor…obrigada

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      1 ago at 19:50

      Olá Izabel,
      Pelo seu relato o melhor a fazer é voltar para o produto que você gostava de usar antes da progressiva. Consulte um profissional para analisar seus fios e dizer se o produto ainda pode ser usado ( não é incompatível com a química atual do seu cabelo e nem vai danificá-lo).
      Felicidades!

      Reply
  16. cirley

    28 out at 11:19

    ola eu tenho salao . e gostaria de saber qual melhor produto para alisar cabelo afro..e muito obrigado pela sua atençao …

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      31 out at 20:05

      Olá Cirley,
      Os produtos Bio Extratus são de tratamento capilar, não de alisamento.

      Reply
  17. Mônica

    28 out at 20:01

    Boa noite! Bom meus cabelos eram cacheados grossos e com muito volume , ha uns 5 anos atras venho passando um relaxamento nele para tirar o volume , mas com o tempo vem acabando com o meu cabelo pois sempre passo tinturas escovo e quase não hidrato, como posso fazer para meus cachos voltarem já que tem 6 meses que não estou usando nenhuma química mas não esta dando resultado. Obrigada

    Reply
  18. Paula

    11 nov at 10:14

    meu cabelo era cacheados mais eu fiz alisamento no cabelo mais ja estou 1 ano sem fazer a raiz dele esta toda antolada mais estou querendo alisar novamente sendo que eu quero em claria meus cabelos mais estou com medo de fazer porque vou alisar ele de no psso fazer ele e pintar aumesmo tempo tem isco de cair nao

    Reply
    • rita de cassia

      20 nov at 22:28

      oi boa noite gostaria de saber se posso relaxar meus cabelos,pois faço uso de guanidina, porém acabei de ter bb(2 meses),vixe estou com minha alta estima pra baixo.tenho cabelo muito crespo,misto e fios grossos.o que fazer?

      Reply
      • Naturalmente Bonita

        21 nov at 22:20

        Olá Rita,
        No seu caso o ideal é consultar seu médico, pois se você estiver amamentando seu bebê a química no cabelo não é recomendada durante a amamentação.

        Reply
  19. yasmim

    29 jan at 11:54

    Faz dois meses que fiz alisamento no meu cabelo, posso fazer antes de completar 3 meses

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      6 fev at 21:31

      Olà Yasmim, antes de repetir o alisamento consulte seu cabeleireiro para que ele avalie se os seus fios jà podem ser submetidos à química novamente.

      Reply
  20. maria natalia

    31 jan at 15:34

    Entao gostei muito das dicas e peço uma ajuda.o meu cabelo e fino e sempre relaxei somente a raiz.por k a franja do meu cabelo e meio crespo e o resto do cabelo e um cacheado perfeito.eu gostaria de saber se para mim funcionaria aquele tratamento de beleza natural.se ele e seguro e quando eu for escovar meu cabelo se segura a escova.o meu cabelo possui pequenas ondulaçoes rente a raiz.obrigada.

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      6 fev at 21:34

      Olá Maria Natália, o ideal é consultar um profissional que avalie a saúde dos seus fios e que indique o procedimento mais adequado para deixar seu cabelo da forma que você deseja.

      Reply
  21. ivanildes

    14 fev at 11:28

    olà tenho cabelos muito crespos porem quero um fazer alisamento do permanente mas tenho medo de ficar careca ja pensei em uma progressiva o que vc mim recomenda? pois ja fiz vários alisamentos mas nao deu certo pois meu cabelo so fica bonito por alguns dias e logo a raiz fica endurecida novamente qual o produto certo?

    Reply
    • Naturalmente Bonita

      19 fev at 18:39

      Olá Ivanildes, é preciso avaliação dos seus fios de cabelo para indicar o produto correto além de confirmar se eles suportam a química do alisamento. Esse procedimento deve ser feito pelo profissional cabeleireiro de sua confiança!

      Reply
      • Luana

        26 maio at 21:32

        Oi preciso de ajuda com urgência.
        Meu cabelo é grosso, forte, volumoso e bastante ondulado. Dou alisamento com amônia somente na parte crescida e também dou luzes. O alisamento só dura uns 3 meses, mas na hora do retoque só dou na parte crescida, pois, no restante do cabelo alem de já ter o alisante também tem a química das luzes. O problema é que quando eu lavo e não faço escova, todo o comprimento do cabelo seca com ondas totalmente desunidas, com bastante volume, bem ressecado, horrível, parecendo uma bucha, um verdadeiro cabelo de bruxa, não tem hidratação que resolva. Sou escrava da escova e jamais saio com ele molhado. Existe algum tipo de alisamento que posso fazer nessa parte crescida e com luzes para que eu possa seca-lo naturalmente, sem vergonha de sair na rua com ele molhado, sem medo de secar naturalmente?

        Reply
  22. Juciane Souza

    23 ago at 10:50

    Amei as dicas,pois sou cabeleireira e enriquece mais um pouco meus conhecimentos .Bjs e até a próxima.

    Reply
  23. maria

    9 set at 20:35

    adorei muito todas as informasoes muito claras

    Reply
  24. Lorenna

    4 jan at 13:22

    Estou procurando informações sobre o que devo, realmente, fazer no meu cabelo, pois este é muito volumoso e os cachos não são definidos, além de não serem abertos. Encontrei todas as informações que precisava, muito obrigada!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *