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Importância do sono

Relatos de pessoas que sofrem de insônia, que dormem pouco ou dormem mal é comum. O mundo pede um ritmo de vida acelerado, excesso de estudo, de trabalho, internet, televisão, baladas noturnas são exemplos de atividades que nos levam a permanecer acordados por mais tempo que o recomendado.

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Apesar do sono ser uma necessidade básica para o ser humano, muitas pessoas não sabem muito sobre a sua importância e tentam se manter com poucas horas de descanso. O nosso organismo tem como uma de suas principais necessidades, o sono.

A ausência esporádica do sono não traz problemas à saúde, já a privação crônica, pode ocasionar o aparecimento de sérias doenças.

O sono é um período de repouso para o corpo e a mente, onde a consciência está em inatividade completa ou parcial.

Nosso organismo realiza funções importantes durante esse período, com efeitos diretamente ligados à saúde. O sono é capaz de fortalecer o sistema imunológico, consolida a memória, deixe a pele mais saudável, além de descansar a musculatura.

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Prejuízos à saúde com a falta do sono:

  • Altera o humor e causa irritabilidade;
  • Diminui o vigor físico;
  • Envelhece a pele precocemente;
  • Fica mais passível a infecções;
  • Deixa o raciocínio mais lento;
  • Afeta a atenção, a memória e o equilíbrio;
  • Causa sonolência, sensação de olho pesado  e dor de cabeça;
  • Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras;
  • Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes;
  • Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.

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Dicas para dormir melhor:

  • Faça exercícios físicos sempre que possível, preferencialmente no fim da tarde;
  • Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados;
  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
  • Faça uma refeição leve antes de dormir, evite carnes vermelhas, café, refrigerante e chocolate;
  • Tome um banho quentinho antes de dormir Ajuda a relaxar;
  • Mantenha uma rotina de horários, para dormir e acordar;
  • Evite ingerir soníferos, tranquilizantes e relaxantes, eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
  • Vá para a cama somente quando estiver com sono. Controlar as horas no relógio ao se deitar é prejudicial, acaba aumentando a ansiedade.
  • Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para diminuir a tensão. Meditar ajuda, aprofunda o descanso.

Dormir bem ajuda emagrecer

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Pesquisas científicas garantem: Uma boa noite de sono controla a fome, aumenta a sensação de saciedade, melhora o humor e deixa a pela mais bonita!

A ausência do sono está relacionada à trabalho, depressão,  estresse, mau humor e mais recentemente com a obesidade.

Dormir cinco horas ou menos por noite, aumenta em três vezes os ricos de se tornar obeso no futuro. Mas calma, não pense que só dormir é suficiente para emagrecer! É preciso um acompanhamento nutricional e atividade física com um profissional são fundamentais.

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