Naturalmente Bonita

Escalada esportiva: ela vai te conquistar!

escalada1

Sem dúvida, você já viu algumas pessoas subindo em paredes montadas, repletas de agarras artificiais. Trata-se da escalada esportiva, modalidade inspirada no alpinismo que ganha cada vez mais adeptos.

A escalada, que antes era praticada apenas em contato com a natureza, foi adaptada para a prática indoor em galpões com muros construídos para a prática de técnicas usadas em ambientes outdoors. Em seguida, a prática de escalada indoor cresceu, o que acabou abrindo espaço para a prática em academias, priorizando sempre a segurança do praticante.

A escalada é um esporte radical que utiliza técnicas do montanhismo, exige muita técnica, força e concentração.

escalada2

A modalidade apresenta diversos níveis de dificuldade e exige equipamentos de segurança. Entre os equipamentos básicos estão as sapatilhas com solado de borracha, próprias para o esporte, corda, cadeirinha, capacete e mosquetões.

A escalada esportiva pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, mas é importante frisar que é preciso bons instrutores capacitados para ensinar a técnica e o uso correto dos equipamentos necessários

Veja abaixo, os benefícios desta prática esportiva:

  • Aumento da resistência muscular;
  • Trabalha também a explosão muscular;
  • Melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo, além de trabalhar aspectos psicológicos como medo, concentração e atenção;
  • Elimina o estresse e traz bem estar físico e mental.
  • A atividade apresenta ótimo gasto calórico, cerca de 700 calorias por hora de treino.

escalada3

Escalada para todos

Ficou empolgada com o esporte? A notícia boa é que a escalada é um esporte democrático: homens e mulheres podem praticar e não há limitação de idade. Isto porque há diferentes níveis de dificuldade, tanto para iniciantes quanto para escaladores já experientes. É um exercício de baixo impacto, por isso não apresenta riscos às articulações.

A quem deseja iniciar na modalidade, há escolas e academias que possuem paredes para treino indoor e oferecem cursos.

Lembre-se: para sua segurança, é imprescindível estar sempre acompanhada por um profissional e utilizar corretamente os equipamentos de segurança, como capacete, cordas e mosquetões.

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *