Entrevista de Emprego 8 Dicas Úteis do que Usar para Causar Uma Boa Impressão

Quantas vezes você já ouviu que “não há uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão?”. É, sinto dizer que isso é verdade, viu, principalmente agora, nesse momento de crise pavorosa que em nosso país.

Por isso, pra realmente agarrar aquele emprego dos sonhos, acredite, um dos passos mais importantes é se preocupar com sua aparência na entrevista de emprego, pensando bem na roupa, sapato, penteado e até na maquiagem que vai usar.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_capa

É claro que seu currículo e seu jeito de se apresentar, literalmente, falam por você, mas estar “arrumada de acordo”, é um ponto a mais a seu favor, passando uma imagem segura, do tipo “essa vale a pena contratar”.

Assim, para ajudar nesse momento profissional importante, resolvi reunir aqui 8 dicas úteis na hora de montar seu look para a entrevista e, assim, ser um pontinho a mais para ajudá-la a conseguir seu emprego dos sonhos.

  1. Um terninho sempre dá certo… será? – a resposta é: depende! Isso mesmo, depende do ambiente profissional onde você quer uma oportunidade. Pra isso, vale a pena ver qual é o perfil da empresa, se é um ambiente mais conservador ou mais descontraído. Por exemplo, um terninho ou tailleur, sem dúvida, pode funcionar para uma firma de advocacia, mas para uma agência de publicidade, pode parecer rígido demais. Para ajudá-la na missão de descobrir o que vestir, procure nas redes sociais da empresa e veja como as pessoas se vestem por lá.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_1

  1. Jeans pode? – na sequência do item anterior e aplicando a dica para a entrevista na agência de publicidade, você pode, sim, usar um jeans em uma entrevista de emprego, desde que ele tenha alguns pontos positivos, como ser de lavagem escura, que não seja apertado demais (mas pode ser uma calça skinny com bom caimento) e sem rasgos, apliques ou bordados. Ah, não se esqueça de misturá-lo com peças mais arrumadinhas, como um blazer ou uma camisa de “sedinha”, por exemplo.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_2

  1. O blazer é seu melhor amigo – se tem uma peça que funciona bem em qualquer look, seja para um ambiente mais formal ou mais informal, essa peça é o blazer, de preferência em tons neutros, como preto, branco, cinza, marinho ou bege. Ele consegue deixar a composição mais arrumadinha, o que deixa você com uma aparência bem mais profissional.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_3

  1. Estampas x cores – juro que sou completamente apaixonada por estampas em geral, mas, às vezes, em uma entrevista de emprego, elas podem depor contra você. Por isso, vale a pena evitar peças com temas como super-heróis e frases divertidas, por exemplo. Quer usar uma estampa? Opte então por aquelas miudinhas ou com pegada mais gráfica. Uma boa alternativa para deixar o look mais interessante, é apostar em cores. De novo, para ambientes mais formais, prefira os tons neutros; para os mais informais, um toque de cor pode ser muito bem-vindo, mas evite tons neon e peças multicoloridas.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_4

  1. Decote? Fenda? Evite já – blusas com decotes profundos ou saias com fendas longuíssimas, podem passar uma impressão errada a seu respeito, transmitindo muita sensualidade na hora e no lugar errado. Guarde o look sexy para o boy e escolha peças mais fechadas, que possam traduzir todo seu profissionalismo. Camisas e saias retas com barra próxima aos joelhos (dois centímetros acima ou abaixo) são sempre uma boa alternativa!

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_5

  1. De olho nos acessórios – usar acessórios muito chamativos pode roubar a atenção do entrevistador e distraí-lo durante a entrevista. Por isso, prefira peças simples, que não se destaquem muito no look, como bolsas mais básicas e sapatos fechados, sem muito brilho, apliques ou detalhes exóticos. A mesma dica vale para as bijuterias, que não devem ser pesadas demais ou do tipo pendente, como um brinco grandão que fica balançado toda hora, sabe? Menos é mais!

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_6

  1. Penteados – Não é uma regra rígida, mas manter os cabelos presos, seja em um coque discreto (evite aquele feito com rosquinha) ou rabo-de-cavalo baixo, ajuda a manter tudo no lugar e a deixá-la “penteada” durante a entrevista, principalmente se você for de transporte público até o local da empresa. Ah, evite também acessórios chamativos, como laços, fitas, presilhas, lenços, tic-tac, etc.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_7

  1. Maquiagem – assim como falei sobre os acessórios, na maquiagem vale a pena “não “pesar a mão, deixando tudo bem suave. Prefira uma maquiagem leve, feita em tons terrosos, evitando batons de cores fortes (como vermelho/vinho, roxo, pink e marrom), gloss e muitas camadas de máscara para cílios, assim como, é claro, cílios postiços.

Coluna Bio Extratus_Entrevista de Emprego_8

Pode ter certeza, seguindo essas dicas, você vai se sentir bem mais segura e confiante na entrevista de emprego e, certamente, vai estar bem mais pertinho de ouvir “Parabéns! Queremos contratá-la”.

Fonte das imagens: Pinterest, Tumblr, Styles Weekly, Makeup Tutorials, The Xerxes, Memorandum, Just a Pretty Style, Sonia Young, Career Girl Daily, Lulusdotcom, Dark Skinned Black Beauty, Divine Caroline, WordPress, The Classy Cubicle, Erbags, Glam Radar, Natalie Young, Luvtolook, Sortra, Women’s Fashion Today, Fashion Trends, Net-a-Porter, You Queen Magazine, Project Inspired, Buzz Feed, Trend2Wear

Deixe seu comentário