Naturalmente Bonita

Dicas para lavar roupa

Ana Farias

Não é todo mundo que nasceu com talento pra lavar roupa, né?

Nem vou falar de quando comecei a lavar a minha, porque passei por todos aqueles clichês de sempre – roupa que encolheu, roupa que manchou, até roupa fina que rasgou. Não vem ao caso… 😉

Quando é aquele tipo de peça que dá pra jogar na máquina de lavar, como roupa de cama e de banho, ou jeans, tudo bem. Mas e no caso de peças mais difíceis? Todas aquelas blusinhas delicadas, os vestidos bordados, as saias super coloridas, etc?

Pra todas que precisam aprender a lavar roupa no grito e preservar durante mais tempo peças queridas, aqui vão algumas dicas preciosas de como lavar todas elas sem correr o risco de ter uma surpresa ruim no final!

1. A regra de ouro: não misture cores claras com cores escuras. As peças devem ser lavadas separadamente.

2. Lave-as à mão, e de preferência com sabão de coco, que por ser neutro não vai agredir tanto a roupa quanto sabão em pó. Este costuma ter ingredientes fortes que podem acabar manchando os tecidos, por isso nunca deve ser colocado diretamente na roupa. Ele deve ser diluído em água sempre! E não use alvejante à base de cloro.

3. Evite deixar roupas de molho. Se houver alguma mancha, deixe a peça de molho numa mistura de água, sal e vinagre (para roupas coloridas, a receita é: 10 colheres de sal + 10 colheres de vinagre para cada 5 litros de água). Mas observe de perto pra ver se ela não está perdendo muita tinta!

4. Não torça! Coloque peças delicadas em cima de uma toalha, dobre-a, e esprema delicadamente pra retirar o excesso de água.

5. Utilize secadora apenas pra roupa de cama e banho. Essas máquinas costumam encolher excessivamente as roupas – principalmente as de malha e os jeans. Deixe-as secando ao ar livre, na sombra (apenas as brancas podem ficar ao sol, as outras cores desbotam), e, dependendo da peça, na horizontal, em cima de uma toalha. O varal pode marcar e deformar alguns tecidos, como malhas e tricôs.

6. Pra terminar, passe as roupas pelo avesso com o ferro em temperatura média. Isso vai fazer com que o tecido se mantenha perfeitinho por mais tempo.

Essas dicas foram dadas pela estilista carioca Isabela Capeto em entrevista para o programa Vamos Combinar, do canal GNT. Pra ver o vídeo, é só clicar aqui: http://gnt.globo.com/moda/dicas/Isabela-Capeto-da-dicas-de-lavagem-de-roupas.shtml

Imagens: isabelacapeto.com.br e asklubo.com

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

2 Comments

  1. Camila

    21 fev at 10:19

    Adorei as dicas! Nos preços que as roupas estão temos de cuidar bem delas!

    Reply
  2. Trendy Twins | Ana Farias » Arquivos » Leitura de sábado

    17 mar at 16:41

    […] Mostrei umas dicas da Isabela Capeto pra lavar roupas “difíceis”, com bordados ou cores fortes, AQUI. […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *