Naturalmente Bonita

Como prevenir o câncer de pele

Por Bárbara Cocev

Olá Meninas,

Apesar de uma série de campanhas e de muito se falar no assunto, o câncer de pele é uma das doenças que mais cresce atualmente.

O que é o câncer de pele?

Cientificamente falando o câncer de pele é o crescimento descontrolado das células. As radiações ultravioletas do sol que alteram o código genético das células e os mecanismos de defesa que protegem a pele contra lesões malignas.

Como aparece?

Na grande maioria das vezes o câncer pode aparecer por grande exposição ao sol, por isso, precisamos nos proteger contra os raios ultravioletas, outro grande fator que favorece o aparecimento do câncer de pele são as maquinas de bronzeamento artificial.

Quais os tipos de câncer de pele?

Temos o câncer carcinomas basocelulares, espinocelulares, e o melanoma que é considerado o mais perigoso.

Os mais comuns que se fazem presente em cerca de 70% dos casos e é muito comum em pessoas com mais de 40 anos e em pessoas com a pele clara é o carcinoma basoceluar é o mesmo surgi por causa da acumulação de exposição aos raios solares durante a vida e pode atingir até os ossos e a cartilagem. O segundo tipo mais comum de câncer de pele é o espinocelular e pode acontecer em função do tabagismo, contato com substâncias químicas, e exposição ao sol sem proteção, e pode chegar a um melanoma. Já o Melanoma é o tipo mais perigoso, e caso não seja diagnosticado quando ainda no inicio e tratado adequadamente pode levar a morte, normalmente se inicia com uma pinta escura na pele.
Para evitar os diversos tipos de câncer de pele:

  • Evite a exposição solar nos momentos mais quentes do dia;
  • Use chapéu tanto na praia quanto ao praticar atividade física ao ar livre;
  • Utilize diariamente protetor solar no rosto, mãos e pescoço;
  • Não recorra a solários para ficar com a pele morena;
  • Use sempre óculos de sol que bloqueie os raios de sol agressivos aos olhos (UVA e UVB);
  • A grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
  •  Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam “cascas” na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
  • Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

 

Ao observar a sua pele regularmente fica mais fácil conhecer o aspecto normal dos seus sinais ou manchas. Também poderá assentar as datas em que examinou a sua pele, ou até tirar notas sobre o seu aspecto. Se o médico tiver tirado fotografias da sua pele, pode compará-las com a sua própria pele para ajudá-lo a detectar alterações. Consulte o médico se notar algo fora do normal.

Até mais!

 

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *