Naturalmente Bonita

7 Mitos e Verdades sobre a pele!

Por Bárbara Cocev

Olá Meninas,

É mito ou verdade? Vamos desvendar e esclarecer algumas questões que sempre colocam em dúvida as pessoas que estão preocupadas com a beleza e saúde da pele.


1-     Pintas e sinais podem virar câncer?
Verdade! Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer da pele chamado de melanoma.

2-     Usar filtro solar significa que se pode ficar muito mais tempo exposto ao sol?
Mito! Conforme o horário, o sol é mais intenso, por isso deve-se passar o filtro solar regularmente e ficar atento aos horários de maior risco (entre 10 e 16h).

3-     Banho demais faz mal à pele?
Verdade! A água não faz mal à pele, porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco.

4-     O sol melhora as espinhas?
Mito! Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

5-     Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade! A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.

6-     A luz da tela de computadores e a “luz fria” de escritórios causam fotoenvelhecimento?
Mito! A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz fria é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.

7-     A pele negra envelhece mais devagar?
Verdade! Como o principal responsável pelo envelhecimento da pele é o sol e a pele negra é mais resistente a ele, ela demora mais para envelhecer.

A pele é o maior órgão do corpo humano, presente em toda a área externa e composta por diversas camadas, por isso tenha cuidado com esse órgão de extrema importância! Cuide-se!

Até Mais!

Naturalmente Bonita

Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *